COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 1 de março de 2015

CAPACETE INGLÊS MK II CAMUFLADO, USADO NA ITÁLIA

Apresentamos uma peça bastante interessante, não utilizado pela FEB, mas igualmente utilizado na Itália.

Trata-se de um capacete inglês modelo MK II, fabricado em 1940.

Um pouco sobre o capacete MK II:

Em 1938, os preparativos para a guerra intensificaram-se, e novos capacete foram prensados e ficaram conhecidos como capacetes de aço Mk.II. Cerca de 12 milhões desses foram fabricados por vários países da Commonwealth.

Feito de 0,98 milímetros de manganês não magnético, com uma borda de aço inoxidável não magnética, o Mk.II pesa 1,05 kg. A cúpula e o aro são menos circulares do que o Mk.I, assumindo uma forma ovalada, e foram mais bem feitos que os capacetes Mk I. O casco é 5 milímetros mais largo e 5 mm menor do que o casco do Mk I.

Após o início da guerra, o Mk.II sofreu modificações para atender o abastecimento de outras contingências. 


O capacete  mostrado neste post foi repintado durante a guerra, com uma espécie de mistura de areia e tinta, dando um aspecto camuflado, quebrando o brilho que vinha originalmente na pintura de inicio de guerra.

Este capacete possui um triângulo avermelhado na sua pintura, o que o identifica como Coldstream Guards, que lutou junto ao VIII Exército Britânico no Norte da Africa e, depois, na Itália.

Para saber mais sobre os Coldstream Guards, acesse:

A seguir, as imagens do capacete:




O VIII Exército britânico lutou lado a lado com o V Exército americano na Itália, o que faz desse capacete um vizinho da FEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário