COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 27 de março de 2014

VISITA AO MONTE CASTELLO - JANEIRO 2014

68 anos e 11 meses depois da tomada de Monte Castello pela FEB, tivemos a oportunidade de retornar lá.

As fotos tem, como base de partida, o Monumento Cadutti.


É interessante ver a região coberta de neve, e, comparando com a época em que a FEB esteve por aqui, tinha até pouca. A temperatura também estava bem mais amena: cerca de 0 grau, em comparação com os -20 que eles enfrentaram. Resolvi subir pela parte esquerda do Monte, fora de estrada ou trilha, e desci pela direita, por estrada.

Para ter uma ideia, percorri o caminho até o pico sem ninguém atirando, sem minas, sem schrapnels de morteiros ou artilharia, e mesmo assim demorei cerca de 1 hora para atingir a parte mais alta, e olha que eu corria no plano.

Esse foi um dos grandes obstáculos para a FEB, uma vasta área plana, sem cobertas e abrigos, onde os pracinhas estavam sujeitos aos fogos de metralhadoras, principalmente. Ao fundo, a cadeia dos Apeninos.





Aqui é a estrada à esquerda, a qual abandonei poucos metros adiante. O monumento Cadutti está ao fundo.




Uma placa indicativa no meio do caminho, colocada por uma entidade italiana que cuida do resgate da história da Linha Gótica. Já está precisando de reparos....




Certamente esta casa foi usada pelos alemães...



A placa explicativa, já perto do cume.





Faltando pouco, há degraus em madeira que levam até a parte mais alta.






quinta-feira, 20 de março de 2014

domingo, 9 de março de 2014

PISTOLA MAUSER 1914/34 TRAZIDA COMO TROFÉU DE GUERRA POR FEBIANO

Apresentamos uma peça bem incomum para quem coleciona itens da FEB. Trata-se de um troféu de guerra alemão bastante incomum: uma pistola Mauser 1914 completa, inclusive o seu coldre.

É, sem dúvida, uma peça bastante interessante, mas que nem todos os colecionadores de FEB podem possuir, por necessitar de uma licença de colecionador fornecida pelo Exército Brasileiro.

Para ter maiores informações sobre esse tipo de armamento, recomendamos a leitura do seguinte site: http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/militaria/mauser1914.htm

Vamos às fotos:







Dados técnicos da pistola:

              Fonte: http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/militaria/mauser1914.htm

A plaqueta de identificação (dog tag) mostrada aqui era do Major Lélio Rebello Miranda, Oficial da FEB que compunha o Depósito de Pessoal, presente no TO de 23 de novembro de 1944 a 17 de setembro de 1945.

Agora, um vídeo da desmontagem (vista explodida) e do funcionamento da pistola.



Por fim, uma do mesmo modelo sendo usada em um stand de tiro.



Obrigado aos nossos colaboradores por mais este post.