COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

VALE UMA VISITA: LIVRARIA MILITAR OVERLORD - SP, A PARTIR DE ABRIL

A Vila Romana será invadida. Os preparativos se intensificam, equipamentos e materiais são reunidos e o terreno é preparado. GIs americanos, legionários romanos, hoplitas gregos, pracinhas brasileiros, volteadores napoleônicos, vietcongs e Tommies britânicos irão tomar de assalto a Zona Oeste paulistana.

Este ano completam-se cem anos do início da Primeira Guerra Mundial. Em junho, comemoram-se os setenta anos do Dia D na Normandia. E, no mesmo mês, lembraremos dos setenta anos do embarque do 1.o Escalão da FEB.

Esses eventos ficarão cada vez mais distantes no tempo. Já faz muitos anos que não há mais nenhum veterano da Primeira Guerra vivo, e, atualmente, a geração que combateu na Segunda Guerra perde diariamente um número significativo de representantes.

A partir de abril de 2014, na Zona Oeste de São Paulo, a Livraria Overlord irá dispor de um ponto de referência onde essa sensação de distância dos grandes eventos do século XX poderá ser diminuída. O Centro Histórico Overlord irá conjugar a livraria, espaço para exposições e cursos voltados para os temas relacionados com história militar e outras abordagens da história.
Reparem num dos atendentes
Acompanhem e curtam no facebook:  https://www.facebook.com/livrariaoverlord

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

69 ANOS DA TOMADA DE MONTE CASTELO EM CAÇAPAVA - TAIADAWEB

Site TAIADAWEB realizou a cobertura das comemorações dos 69 anos da Tomada de MOnte Castelo, na cidade de Caçapava - SP.

"Com a presença do Prefeito Henrique Rinco, do General de Brigada Willian Georges Felippe ABRAHÃO – Comandante da 12º Brigada de Infantaria Aeromóvel e seus comandados, dos secretários municipais Silmara Guedes Diniz, Wilson Greppi. Maria Teresa Moreira Marcondes, Darci Simão e Marcos Watanabe, além de vários militares da reserva do exército e público local, foi aberta a Exposição de Viaturas Militares em comemoração aos 69 anos da tomada de Monte Castelo, cujas batalhas tiveram a decisiva participação das forças do 6º Regimento de Infantaria de Caçapava.

Na oportunidade, foi prestada uma linda homenagem aos quatro últimos pracinhas da FEB de Caçapava em vida, Artur Mariano dos Santos, Benedito Sebastião do Amaral, Gilberto Quinsan e Jasmirim Antonio de Almeida, todos na faixa etária entre 90 e 92 anos, em plena saúde e discernimento que, em companhia do sr. Clair Carvalho, expedicionário de São Paulo, foram convidados pelo Prefeito Rinco e pelo General Abrahão, para o hasteamento das bandeiras, o que foi feito num clima de muita emoção."





Para maiores informações e fotos, acesse: http://www.taiadaweb.com.br/comemoracoes-dos-69-anos-da-tomada-de-monte-castelo/nggallery/page/1/

Enviado por JC Flores.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BUSTO DE CAPITÃO DA FEB

Este busto foi esculpido por um mineiro de BH e pintado pelo nosso amigo Marco Borsotti. Representa um capitão da FEB, com roupa de passeio e está temporizado no ano de 1945.
 
O patch da "Cobra Fumou" esta fora de escala, maior do que o tamanho original, mas que em nada denigre a homenagem.

 Em breve estará sendo comercializado. Se você ou algum amigo do grande circulo FEBiano se interessar por ele, entre em contato com ele, pelo e-mail: marcobarsa@gmail.com

Medidas: 7,5 cm de altura x 5,5 de ombro a ombro.






domingo, 9 de fevereiro de 2014

FILME ESPERANÇA - UM SOLDADO BRASILEIRO ENCONTRA ALGO MAIS IMPORTANTE DO QUE A VIDA: SUA FÉ


Algumas fotos das gravações:





Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/esperancafilm

COLÉGIO EXTERNO SÃO JOSÉ (RJ) E A FEB

Nosso amigo Cesar Cerqueira encaminhou a contribuição do seu irmão Flávio Cerqueira (Ex-aluno Marista).

1943 - Campanha da Borracha



1944 - Viagem do Ministro Gaspar Dutra ao Teatro da Guerra:
        - Constam fotos do então aluno João Dutra (posteriormente Ajudante de Ordens do Ministro) e do ex-aluno Cap. José Maria Romanguera - Ajudante de Ordens do General Mascarenhas.




Jornada Cívica - Uma delegação do Corpo Expedicionário


1945 - Homenagem aos Heróis da F.E.B., Ex-alunos do Externato (RJ), entre eles o herói da Infantaria da AMAN, aspirante Francisco Mega e o comandante do Regimento Sampaio, coronel Aguinaldo Caiado de Castro.



Hoje mesmo, dia 9 de fevereiro, saiu uma reportagem no "O GLOBO" sobre o colégio supracitado.

 Enviado por Cesar Cerqueira, antigo aluno da instituição.