COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

1º SARGENTO DURVAL DE ARAÚJO MELO - UM ALAGOANO NA FEB



Neste dia de Natal, gostaríamos de homenagear um filho do Nordeste, o Sgt Durval de Araújo Melo. O referido febiano nasceu em Atalaia (Alagoas), no ano de 1912, dois anos antes de eclodir a Primeira Guerra Mundial, a Grande Guerra pela Civilização.

Era militar de carreira, tendo participado de diversos fatos históricos do Brasil, tais como: a revolução de 1930, a revolta paulista de 1932 e, em 1935, seguiu de Maceió para Recife de , que é um do trem, para combater o movimento comunista de 1935, que é um dos episódios mais sórdidos da história do Exército, pois alguns militares foram traídos pela tentativa de golpe comunista.

                                                               A Revolução de 1930.



                                                            A Revolução de 1932 - SP

                                                        A Intentona Comunista de 1935
 
Ainda no ano de 1935, casou-se com a Sra Eneida de Melo Barbosa, com quem teve 6 filhos: Dário, Lúcia, Durval Filho, Márcia, José Eymar e Cristina.

Quando o Brasil finalmente enviou tropas para a 2º Guerra Mundial, o Sgt Durval embarcou com o 11º Regimento de Infantaria, de São João Del Rey (Regimento Tiradentes), em direção a Napoles, na Itália. Este fato ocorreu no dia 22 de setembro de 1944.

Ao chegar na Itália, o Sgt Durval, juntamente com seus companheiros de farda, enfrentou as agruras do rigoroso inverno, tendo experimentado temperaturas que beiravam os 20 graus negativos. Ao participar da Ofensiva da Primavera e da Operação Encore, o Sgt Durval tomou parte de duas das maiores batalhas da FEB: a tomada de Monte Castelo e de Montese, combatendo com bravura, sendo condecorado por isso com a Cruz de Combate.

Esta é a história de um militar brasileiro, patriota, que amava o seu país e lutou em defesa de um mundo livre e melhor. O seu nome pode ser encontrado no site "OS HEROIS DO 11º RI".  (1º Sargento Durval de Araújo Melo - 9ª Compainha, CCI).

As fotos a seguir foram tiradas em um dia de licença (1945), na Via Nazzionale, em Roma, uma das mais movimentadas na época. Em duas delas, o Sgt Durval (o de bigode) está junto com seu companheiro o 2° Sargento Alcir Bezerra Gurgel. Na foto da barraca, Durval, ao centro, está com 2 companheiros, Bemvindo Belém de Lima e outro cujo nome consta na foto. 

 Foto 1: Raro momento de folga, no qual os veteranos liam as cartas e contavam histórias e estórias do lar. Reparem que, mesmo na folga, as plaquetas de identificação (dog tags) eram inseparáveis.
 

 Foto 2: Mais um momento de folga, num restaurante em Roma, comendo macarrão e bebendo um bom vinho. Sgt Durval usando casacão de lã com as divisas de Sgt e a cobrinha. O outro militar está usando uma jaqueta de campanha modelo M 41.


Foto 3: Nas ruas de Roma


Foto 4: Contemplando a beleza de Roma.


Carteira de identidade do Sgt Durval, de 1944. O Sgt Durval retornou ao Brasil em 17 de setembro de 1945.


Gostaríamos de agradecer à Sra Maria Cristina de Melo Souto, de Garanhuns  - PE, e à toda a sua família, por ter disponibilizado as informações aqui contidas.

Feliz Natal aos leitores deste espaço.

2 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com o artigo, publicado no dia de natal, sobre o 1º sargento Durval de Araújo Melo (meu pai).
    É importante manter viva e valorizar a memória dos pracinhas, que com muita bravura, lutaram pelo bem maior da humanidade, durante a 2ª Guerra Mundial, na campanha da FEB na Itália.
    Tenho muito orgulho da contribuição de meu Pai neste momento crucial da história.
    Parabéns pela implantação do Museu Virtual da FEB, que já de importância fundamental na preservação dessa História.

    Maria Cristina de Melo Souto

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz em saber que a história do meu avô, durante a 2ª Guerra, está registrada no museu virtual da FEB. Obrigada!
    Suzana Souto

    ResponderExcluir