COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 26 de outubro de 2014

OSWALDO VALERIO DO SACRAMENTO: UM ARARENSE NA ITÁLIA

É com imensa satisfação que nosso site consegue recuperar uma parte da história de alguns ilustres brasileiros. Desta vez destacaremos uma parte da vida de um cidadão de Araras, interior de São Paulo. Seu nome é Oswaldo Valerio do Sacramento.


O soldado Sacramento foi para a guerra em 23 de novembro de 1944 e regressou de lá em 22 de agosto de 1945, tendo servido por cerca de 9 meses na Europa. Serviu durante a guerra no 1 Regimento de Infantaria, Regimento Sampaio, sediado no Rio de Janeiro.
Ao chegar na Itália, permaneceu por algumas semanas em Stáfoli, para treinamento e adaptação às condições climáticas. Chegou a tempo de participar da defensiva de inverno, nos combates de pequenos grupos na famigerada terra de ninguém. Tomou parte do indelével último ataque ao Monte Castelo, em 21 de fevereiro de 1945, além de todas as operações posteriores, como os combates em La Serra, a conquista de Montese e a perseguição às tropas alemãs no vale do Pó, em Collechio e Fornovo. Ou seja, ele participou das maiores batalhas da FEB, assim como o Sgt Lair, o qual já apresentamos aqui um artigo.

Na primeira foto, a qual encontra-se com um dos parentes do veterano, Sacramento está usando uma camisa de tricoline, com o distintivo da cobra fumando (usado a partir do início de 1945), e uma medalha de campanha da FEB. Ele está usando um bibico de brim também. É um uniforme típico dos passeios dos febianos, mas possivelmente já pintado no Brasil.




 A seguir, itens certamente dos mais usados pelos febianos, o caneco de alumínio (do conjunto cantil-caneco), tanto utilizado para bebidas como para esquentar comida, bem como o garfo do talher articulado, este de proveniência norte americana.



Este é o medalhão do III Encontro Nacional dos Veteranos da FEB, em comemoração aos 40 anos da FEB.


 A seguir, o livreto com a história sumária da FEB, distribuído a todos os febianos. Foi impresso na cidade de Voghera, ainda na Itália,em 1945.


Medalha  bacana com as inscrições "São Jorge Padroeiro dos Cavaleiros" e "Segurança na Tempestade", com a fita nas cores do Brasil, bem como o formato do "V" da Vitória, bastante comuns aos aliados no final da guerra.



Certificado de participação na FEB,  dado ao veterano Sacramento ainda na Itália, como documento de desmobilização militar ao fim do conflito. Este datado de 11 de setembro de 1945.


Diploma da Medalha de Campanha da FEB, a medalha que foi entregue a todos os febianos. Este datado de 3 de abril de 1946.


 O quadro de medalha do veterano, com o distintivo em lata, fabricado na Itália para o retorno dos pracinhas, a medalha de São Jorge, a medalha de campanha, o distintivo de boina de veterano, um distintivo moderno da cobra fumando, bem como a medalha comemorativa da cidade de Araras.


A seguir, certificados e plaqueta de agradecimento ao veterano Sacramento.




Gostariamos de agradecer a duas pessoas, as quais tornaram possível este artigo.Primeiramente, a neta do veterano, Sra Kedma, que além de querer resgatar um pouco da história do seu avô, gosta muito de história militar e das guerras. Em segundo lugar, a Sra Lindair, filha do veterano Lair, a qual tornou possível a execução deste.







Nenhum comentário:

Postar um comentário