COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 25 de julho de 2013

TENENTE-CORONEL JOSÉ DE SOUZA CARVALHO - COMANDANTE DO III GRUPO DE ARTILHARIA 105 mm






A seguir, passaremos alguns trechos da alocução proferida pelo Coronel Leonel Comegna, Cmt 20 GAC - Grupo Bandeirante, em homenagem ao Exmo Sr General José de Souza Carvalho, pela passagem do seu 80 aniversário natalício, realizado no CMSP, no dia 12 de setembro de 1978, durante a solenidade cívica.


Data nascimento 12 Set. 1898, no Rio de Janeiro
Matriculado no Colégio Militar do RJ, em 1909
Matriculado na Escola Militar do Realengo, em 1917
Reformado no posto de Gen. Bda., em 1955
Data falecimento: 14 Set. 1993, em São Paulo - SP

Foto e texto gentilmente enviados por Paulo Soukup, neto do então Ten. Cel. Souza Carvalho, comandante do III Grupo 105 da FEB. Paulo muito se alegra de finalmente, graças a internet, poder começar a reatar o contato com amigos e conhecidos, antigos membros da FEB e do Grupo Bandeirante.

Durante muitos anos teve a honra de participar e colaborar nos eventos no Grupo Bandeirante (atual 20º GAC L), seja das solenidades comemorativas do último tiro na Itália, da organização do Museu da unidade pelo então Cel. Nery ou apenas desfrutando da companhia de antigos colegas da Escola Preparatória de Cadetes que durante uma época serviam no Grupo como oficiais e também dos veteranos, antigos soldados de seu avô. Confessa que em muitas ocasiões era difícil conter a emoção, ao estar entre aqueles homens e escutar seus relatos e seus comentários, testemunhos vivos da historia. 

Ao Paulo o nosso muito obrigado.

ATO SOLENE HOMENAGEIA O EX-COMBATENTE CAP ENÉAS


Ao acompanhar as comemorações da Batalha de Fornovo em 2013, realizadas no final do mês de abril passado, oportunidade em que um reduzido número de expedicionários se fez presente, Mauricio de Queiroz (jcflores), editor chefe do jornal eletrônico Taiadaweb teve a idéia de prestar-lhes uma justíssima homenagem, que pudesse deixar registrado à posteridade, o grau de importância do feito heróico de homens que, como o à época Sgt. Enéas, o Sgt. Franklin Queiroz, o Sgt. Sodré, e muitos outros, com o risco da própria vida, lutaram para garantir a liberdade e a segurança do mundo, contra as forças nazistas! 

O escolhido para receber as homenagens, foi o Capitão Enéas Sá de Araujo, 89 anos, 3º Sargento na época da campanha brasileira na Itália que, como comandante de pelotão do 6º Regimento de Infantaria de Caçapava, esteve na linha de frente, par e passo com o inimigo, protegido pelas trincheiras que levaram à morte muitos de seus comandados, inclusive um deles, que deixou marcas emocionais extremamente fortes, o Cabo Geraldo Martins Santana, cuja história é lembrada, com riqueza de detalhes, nesta entrevista-homenagem! 

O Sargento Enéas acabou ferido, por estilhaço de granada que por pouco não o matou e que exigiu a habilidade de médicos dos hospitais de campanha americanos para que não tivesse seus movimentos e articulações prejudicados! 

Assim, numa tarde qualquer do mês de Maio passado, compareceram à residência do Cap. Enéas, Mauricio de Queiroz do Taiadaweb, o Cel. RR João Marcus Falcão Sodré (consultor técnico do Taiadaweb e também filho de expedicionário), e a equipe de gravação, com Roberto e Euzébio, além de todos os equipamentos de filmagem, iluminação e som, onde toda a entrevista foi gravada, durante aproximadamente duas horas, reduzidas para cerca de 30 minutos após os cortes e edição, onde foram anexados vídeos, fotografias e fotos-montagem da campanha na Itália, tudo isto permeados por hinos militares, principalmente pela Canção do Expedicionário! 

Foi acertado com o comando do 6º Bil Aer a data do dia 25 de Agôsto de 2013, Dia do Soldado, onde, durante formatura militar específica para a ocasião, aconteceria a solenidade de doação dos registros da entrevista, ao Museu da FEB, além de também ser presentado, o próprio Cap. Enéas, com uma cópia do material. 

Nesta ocasião também, seria entregue uma comenda, na Câmara Municipal de Caçapava, ao Cap. Enéas, oportunidade em que seria entregue idêntico material, ao Prefeito de Caçapava Henrique Rinco, para compor o acervo museológico da municipalidade. 

Não houve tempo, entretanto, para as solenidades previstas, pois a fatalidade nos encontrou no dia 8 de junho quando, lamentavelmente, por complicações relacionadas à incidente ocorrido na cidade, o Cap. Enéas veio a falecer, sem ver o resultado de nosso trabalho, transferindo à sua família, a tarefa de receber esta humilde homenagem que lhe destinamos! 

E assim feito: uma cópia da gravação foi entregue ao Município de Caçapava, para o acervo do Museu Pedagógico Doutor José de Moura Resende, da secretaria de Cultura; outra para o Museu Ipiranga, do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Caçapava, e um terceiro para a família do homenageado.  

Presentes ao evento o prefeito Henrique Rinco, a secretária de Cultura, Silmara Diniz; o tenente-coronel  João Francisco Marques Medanha, subcomandante do 6º BIL, representando o comandante Coronel Jacaúna; as irmãs Edna e Edmeia Araújo, filhas de Enéas, o sr. Marcelo Bellato, Coordenador do Museu Roberto Lee, e o Dr. Luiz Antônio Araujo Pierre, sobrinho do homenageado. 

Enviado por JCFlores

domingo, 21 de julho de 2013

O ÚLTIMO SOLDADO: CAP ENÉAS SÁ DE ARAÚJO - 6 RI


O vídeo "O Último Soldado" foi gravado com o Cap. Enéas Sá de Araújo, do 6º RI, 3º sargento à época da Segunda Guerra Mundial, que foi Presidente da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil Seção Caçapava.
Infelizmente, após 40 dias da gravação deste vídeo, o Cap. Enéas veio a falecer, com 89 anos de idade.

Vídeo gentilmente enviado por jcflores. Ao nosso amigo, muito obrigado por publicar mais essa parte da história da FEB.