COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 30 de maio de 2013

CONJUNTO DE UM PILOTO DO 3° GRUPO DE BOMBARDEIRO MÉDIO (GALEÃO) - 1944 - 1947

Há algumas semanas, apareceu aqui pelo Rio de Janeiro algumas coisas de um piloto que era tenente da FAB durante a Segunda Guerra.

O referido tenente era piloto de B-25 J, pertencente ao então 3° Grupo de Bombardeiros Médios, sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Antes de postar a foto das peças, um breve relato sobre o B-25 na FAB:



Fonte: http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/b-25.html



Destaca-se a Cruz de Aviação fita B, o barrete de medalhas e um quadro do piloto na cabina de seu B-25.

A Cruz de Aviação é uma medalha da FAB concedida aos membros de tripulações de aeronaves que tenham desempenhado missões de guerra com eficiência. Foi criada pelo Decreto-Lei nº 7.454, de 10 de abril de 1945, alterada pelo Decreto-Lei nº 8.901, de 24 de janeiro de 1946, e regulamentada pelo Decreto nº 20.497, de 24 de janeiro de 1946.

Com relação as missões de combate empreendidas durante a Segunda Guerra, a Cruz de Aviação Fita Fita B designam as que participaram da Campanha do Atlântico Sul.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_de_Avia%C3%A7%C3%A3o

O barrete é composto, entre outras, pelas seguintes medalhas:

Cruz de Aviação fita B
Ordem do Mérito Aeronáutico
Ordem do Mérito Militar
Ordem do Mérito Rio Branco
Medalha Militar de Ouro
Campanha no Atlântico Sul
Mérito Santos Dumont
Pacificador
Mérito Tamandaré


ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO INDICA A VISITA AO MUSEU VIRTUAL DA FEB

A Associação de Pais e Mestres do CMRJ indicou a visita ao site Museu Virtual da FEB, em janeiro próximo passado.

Atualmente, os Colégios Militares são entidades de destaque no ensino, em âmbito nacional. Como exemplo, podemos citar os alunos finalistas em diversos eventos, tais como olimpíadas de matemática e no programa soletrando, do Luciano Huck.

Um pouco mais sobre o CMRJ:

"O Colégio Militar do Rio de Janeiro- Casa de Thomaz Coelho é um estabelecimento de ensino fundamental e médio, que têm por finalidade ministrar o Ensino Preparatório e Assistencial.

Integra o Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), que é um dos subsistemas do Sistema de Ensino do Exército, sendo diretamente subordinado à Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial (DEPA).

Sua missão é ministrar o ensino básico, nos níveis Fundamental, da 5ª à 8ª séries, e Médio, da 1ª à 3ª séries, em consonância com a legislação federal da educação nacional e obedecendo às leis e aos regulamentos em vigor no Exército Brasileiro, naquilo que lhes for cabível, em especial às normas e diretrizes do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), órgão gestor do Sistema de Ensino do Exército."
.

Fonte: http://www.cmrj.ensino.eb.br/

Fonte: http://apmcmrj.blogspot.com.br/2013/01/museu-virtual-da-feb.html

sábado, 25 de maio de 2013

PIN ANTIGO DA FEB

Pin antigo com o distintivo da cobra fumando. Esse pin é diferente dos comuns fabricados na Itália por não possuir acabamento em louça, apesar de ter sido pintado a mão.


OVERSEAS BARS EM FARDA AZUL DO EXÉRCITO

Apresento hoje um distintivo de OVERSEAS BARS para ser usado em farda azul. Esse é o modelo menos comumente encontrado.

Distintivo com 3 barretas, denotando mais de um ano no Teatro de Operações. Era de um Oficial, pois as fardas azuis eram privativas de oficiais.

Esses distintivos eram usados no terço inferior da manga esquerda dos uniformes. Seu uso foi autorizado ainda na Itália, sendo praticamente igual aos dos americanos, com certas diferenças, inclusive com o tempo de serviço para cada barreta.


terça-feira, 7 de maio de 2013

8 DE MAIO DE 2013 - DIA DA VITÓRIA ALIADA NA EUROPA

Apresentamos uma pequena apresentação dos alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, referente aos 68 anos do Dia da Vitória na Europa.






Parabéns a todos os povos que lograram êxito na luta contra a tirania na Europa, entre eles o brasileiro, representado pelos caros pracinhas.

MONOGRAFIAS DE ALUNOS DA ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO SOBRE AS ENFERMEIRAS, MÉDICOS E SOBRE O SERVIÇO DE SAÚDE DA FEB

A partir de hoje começaremos a incluir artgos científicos, bem como monografias e palestras sobre os diversos aspectos da FEB.

Iniciamos com as monografias realizadas, nos últimos, anos por alunos da Escola de Saúde do Exército, sediada no Rio de Janeiro. Inclusive tivemos a oportunidade de participar da banca de algumas delas.

- A EsSEx é um Estabelecimento de Ensino de formação de grau superior, da Linha de Ensino Militar de Saúde, diretamente subordinada à Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil) e tem como missão: 
- Formar oficiais do quadro de médicos do Serviço de Saúde para o serviço ativo do Exército;
- Coordenar os cursos de Pós-Graduação dos Oficiais do Serviço de Saúde, QCO de Enfermagem, Veterinário, Psicologia da Saúde, Subtenentes e Sargentos de Saúde (PROCAP-Sau);
- Contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência;
- Realizar pesquisas na área de sua competência, inclusive, se necessário, com a participação de instituições congêneres;
- Ministrar estágios sobre assuntos peculiares à EsSEx; e
- Realizar concursos para ingresso na Linha de Ensino Militar de Saúde.

A seguir, 3 monografias. Em breve disponibilizarei mais algumas. É só colocar o cursor na barra de rolagem do lado direito de cada figura e descer. Para ver em tela cheia, clique no canto inferior direito de cada quadro, nas 4 setas multidirecionais de cor azul.










Fonte: www.essex.ensino.eb.br