COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 26 de novembro de 2013

78 ANOS DA INTENTONA COMUNISTA

Hoje, o Brasil relembra os 78 anos da Intentona Comunista, a primeira tentativa de se instalar, no Brasil, um regime  preconizado por Karl Marx, Lenin e Gramsci.

A Intentona Comunista foi uma tentativa de derrubada do governo de Getúlio Vargas. Na realidade, o movimento tinha por objetivo, além de derrubar o presidente, tomar o poder. Liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ALN), a Intentona eclodiu em novembro de 1935, mas foi rapidamente combatida pelas Forças de Segurança Nacional, especialmente o Exército Brasileiro.

O movimento ganhou adeptos dentro dos batalhões. Militares de baixa patente inclinados ao comunismo iniciaram a rebelião na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal, no Rio Grande do Norte, onde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias. Depois se estendeu para Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27.

No Rio de Janeiro, apesar de não ser o local onde ocorreu o maior número de mortes no conflito, o episódio foi relembrado hoje, pois 28 militares foram mortos pelos seus próprios colegas de caserna, num vil episódio de traição, ato típico de comunistas.

Aos valorosos combatentes que morreram há 78 anos, as nossas sinceras homenagens. Saibam que vocês não morreram em vão. Vocês abortaram a primeira tentativa de transformarem o Brasil em uma grande Cuba. 

Abaixo, o local onde estão sepultados 27 desses heróis. Nossa justa homenagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário