COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

PLACA DO CLUBE MILITAR EM HOMENAGEM AOS PRACINHAS - 18/07/1945

O Clube Militar prestou, no final de semana próximo passado, uma homenagem aos febianos, ao organizar a 1 Festa Nacional dos Pracinhas, em suas instalações, na Lagoa - RJ.

Para ver fotos do evento, clique aqui: http://clubemilitar.com.br/festa-nacional-dos-pracinhas-2/

O Clube Militar é conhecido como A CASA DA REPÚBLICA. Ostenta, em seu escudo, a Imperial Ordem de Aviz, comenda herdada do Império do Brasil.

O Clube recebe a alcunha de A Casa da República, tendo em vista os fatos narrados no texto a seguir:

"No dia 5 de novembro, no Clube Militar, houve uma reunião da diretoria sob a presidência de Benjamin Constant - pois Deodoro, doente, se afastara desde 21 de outubro - na qual se tratou de dois assuntos: “novos sócios” e “interesse geral”. Na segunda parte decidiu-se convocar uma assembleia geral para o sábado, dia 9 de novembro. Nos dias seguintes, 6, 7 e 8 de novembro, sucedem-se reuniões preparatórias na residência de Benjamin Constant, com a presença de inúmeros republicanos e associados do Clube Militar, entre os quais o Major Marciano de Magalhães, Capitão Mena Barreto, Tenentes Saturnino Cardoso, Sebastião Bandeira, Alferes Joaquim Inácio, Aluno da Escola de Guerra Aníbal Eloi Cardoso, Major Sólon e Quintino Bocaiúva.
Decidem solicitar que Deodoro organize um “governo provisório”, o que ocorre a 11 de novembro, quando, em reunião em sua residência foram levantados os nomes de Aristides da Silveira Lobo, Benjamin Constant, Eduardo Wandenkolk e Quintino Bocaiúva e combinaram que, na assembleia geral de 9 de novembro, o Tenente Coronel Alfredo Ernesto Jacques de Ourique apresentaria uma proposta para formar uma comissão de três associados do Clube Militar que deveria se dirigir ao Presidente do Conselho, Visconde de Ouro Preto, para “solicitar fosse sustada a pressão sobre as tropas da guarnição do Rio de Janeiro”.


É interessante notar que o Clube Militar foi uma das primeiras entidades a homenagear a FEB, tendo em vista que a placa em bronze é datada de 18 de julho de 1945. 68 anos após a inauguração dessa placa, o Clube novamente homenageia aqueles que defenderam o Brasil contra os agressores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário