COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O QUE OS PADIOLEIROS DA FEB LEVAVAM DENTRO DO BORNAL?

Os padioleiros são os homens responsáveis por fazer o primeiro atendimento aos militares feridos em combate. Na Segunda Guerra, os padioleiros da FEB podiam ser identificados por usarem capacetes com círculos brancos, que continham cruzes vermelhas dentro deles.

Esses desenhos serviam para facilitar a identificação pelo inimigo, que saberia tratar-se de um militar não armado. Na teoria, isso era válido, baseado na Convenção de Genebra. Porém, na prática, alguns padioleiros febianos acabaram morrendo em combate. Os capacetes de padioleiro já foram mostrados aqui.

Muitas das fotos de padioleiros da  FEB retratavam os mesmos carregando dois bornais, um de cada lado do corpo. Os referidos bornais eram de fabricação americana, e nos quais os atendentes carregavam toda sorte de material, tal como curativos, morfina, gaze, etc

Alguns desses material foram fabricados por aqui, como os curativos, mas muita coisa americana foi usada. Desta forma, mostramos uma bolsa de padioleiro com um exemplo do que poderia ser encontrado dentro.

Fonte: usmilitariaforum


Nenhum comentário:

Postar um comentário