COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 2 de abril de 2013

NOVO LIVRO DA FEB VINDO POR AI: COMANDEI UM PELOTÃO DE FUZILEIROS

O autor do livro, Eros José Sanches é militar do Exército Brasileiro e interessado por história militar. Em breve lançará um livro entitulado: "Comandei um Pelotão de Fuzileiros: Reminiscências de um Comandante de Pelotão na Campanha da Itália", resultado de uma entrevista realizada no período de 2000 a 2001, com o Tenente-Coronel R1 Tulio Carvalho Campello de Souza, de Pindamonhangaba (SP), veterano do 6º RI (2º Pelotão, 8ª Companhia, III Batalhão), falecido em julho de 2008.

Embora focado principalmente na vivência do entrevistado, sua experiência particular envolve, naturalmente, a história gloriosa da FEB dentro da ótica da fração "Pelotão", trazendo revelações psicológicas interessantes sobre os sentimentos de ansiedade ante o perigo e a perda de alguns de seus homens.

Tendo sido ferido (amputação traumática da perna esquerda por mina) em 4 de março de 1945, no ataque a Castelnuovo-Soprassasso, e mais tarde evacuado para os EUA, sua narrativa apresenta aspectos interessantíssimos de sua vida e recuperação na nação aliada, no longo período de abril de 1945 a agosto de 1946.

O livro apresenta o seguinte sumário:

Introdução
Considerações Metodológicas
Perfil do Entrevistado
Principais siglas usadas
Cronologia
Prólogo
Capítulo I A Preparação
Capítulo II O Embarque, A Viagem
Capítulo III A Chegada
Capítulo IV A Guerra
Capítulo V O Homem em Campanha
Capítulo VI A Mina
Capítulo VII A Vida nos Hospitais
Capítulo VIII Testemunha da História
Capítulo IX Irmãos em Armas
Capítulo X A Logística, A Administração
Apêndice
Notas

Os capítulos são apresentados através de perguntas e respostas. No total, são 67 perguntas feitas ao entrevistado (uma condensação das 80 questões elaboradas originalmente) com respostas transcritas, antes de tudo, com a preocupação de preservar o estilo e a personalidade do veterano do 6º RI.
Para situar o possível leitor, além de uma cronologia de abertura, o texto é subsidiado por mais de 60 notas explicativas com base na literatura da FEB.

O lay-out da capa já está pronto, e também as 13 pranchas com 25 fotos enviadas pelo entrevistado. O livro apresenta 123 páginas escritas.

Parabéns ao nosso amigo Eros pela conquista.

Fonte: hmmb.com.br/forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário