COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sábado, 26 de janeiro de 2013

PATCH COBRA FUMANDO - MADE IN USA

Reproduções de patches da Segunda Guerra Mundial existem desde que as hostilidades findaram na Europa. Os fabricantes haviam criado uma enorme capacidade, durante a guerra, para produzir distintivos de pano (patches), sendo que uma grande parte de pedidos foi cncelada em 1945. 

Ao mesmo tempo, muitos soldados, principalmente americanos, começaram a recolher e a colecionar aquelas insígnias. Uma série de empresas tiveram a idéia de fazer patches como marketing para colecionadores, a exemplo dos que colecionavam selos e moeda.  

Até mesmo álbuns para o armazenamento de uma coleção foram confeccionados. A mais conhecida dessas empresas era a "The Patch King." Seu estoque era feito, principalmente, de sobras de patches originais, mas alguns não haviam em inventário. Nesses casos, a nova insígnia era produzida diferentemente da original. 

A maioria destas empresas desapareceram durante a década de 1960, talvez como resultado de sentimentos gerados durante a era do Vietnã. Algumas dessas reproduções mais velhas estão se tornando colecionáveis também.

Para a minha surpresa, encontrei, em um leilão na internet, um desses. Particularmente eu não gostei muito, pois difere bastante de um original, fabricado na Itália ou no Brasil. Mas, querendo ou não, é mais uma variante do patch mais querido do Brasil. Há réplicas bem parecidas com este. Portanto, quem quiser, tome bastante cuidado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário