COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

MINIATURA DO ESTANDARTE DO 6° RI - REGIMENTO IPIRANGA

O 6º Regimento de Infantaria, atual Batalhão de Infantaria Leve (6º B I L), também conhecido como Regimento Ipiranga, é uma unidade do Exército Brasileiro, localizada em Caçapava, no estado de São Paulo e vinculada à 12 Bda Inf L (Amv), sediada na mesma cidade. 

O Regimento integrou a 1 DIE, durante a Segunda Grande Guerra, entrando em ação em 15 de novembro de 1944, sob o comando do Coronel João de Segadas Viana, que ao final dos combates foi substituído pelo Coronel Nélson de Melo. Foi a unidade com maior números de jornadas em combate, participando das batalhas de Monteprano, Castelnuovo, Monte Castello, Montese e Collecchio, e do combate e cerco de Fornovo Di Taro, de 28 e 29 de abril de 1945, que culminou com a rendição incondicional da 148ª Divisão Alemã, remanescentes da Divisão da Itália e da 90ª Divisão Panzer Granadier, fazendo 14.739 prisioneiros (dentre os quais, 2 generais) e cerca de 1.500 viaturas, 4.000 canhões e grande estoque de armamento e munição. 

Uma boa parte do material apreendido se encontra, atualmente, espalhada por diversos quartéis do Exército Brasileiro, principalmente os temidos canhões de 88 mm.

Abaixo, temos uma miniatura, em metal, do estandarte do Regimento, adotado após a campanha na Itália, onde podem ser vistos os nomes das principais batalhas onde atuou.


 Abaixo, o estandarte com um distintivo de braço, do mesmo Regimento. 


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/6%C2%BA_Batalh%C3%A3o_de_Infantaria_Leve

Adaptado pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário