COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 29 de maio de 2012

DOG TAG BRASILEIRO E AMERICANO

Hoje apresentamos dois dog tags de um mesmo febiano, porém um com fabricação brasileira, em latão, e o outro de fabricação americana. Esse par pertencia ao febiano Álvaro José Bueno Bianchi, soldado do 6 RI, de Caçapava - SP, o primeiro a entrar em ação na Itália. Apesar de existirem estoques de dog tags sobressalentes, de fabricação brasileira, alguns febianos acabaram voltando para o Brasil com um, ou mesmo o par, de tags made in USA. Isso aconteceu devido a algum problema na cadeia de suprimento, provavelmente. Os tags americanos de febianos são bem mais escassos que os de latão.
Agradecemos ao nosso amigo e colaborador Flávio Vieira.

sábado, 26 de maio de 2012

DOCUMENTÁRIO SENTA A PÚA

No dia 06 de outubro de 1944, os integrantes do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, para participar da Segunda Guerra Mundial integrando o 350º Fighter Group. Faziam parte do grupo 466 pessoas: 49 pilotos e 417 homens de apoio. A saga do 1º Grupo de Aviação de Caça é contada por seus próprios pilotos, veteranos do mais importante conflito bélico do século XX, cujas ações contribuíram para a garantia da vitória aliada na Europa. 23 depoentes, entre pilotos, pessoal de apoio e pessoas ligadas ao Primeiro Grupo de Aviação de Caça Brasileiro na Segunda Guerra Mundial. E mais: imagens de arquivo, fotos de época (p/b e coloridas) e ilustrações digitais.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

MONUMENTO AOS PADIOLEIROS DA FEB

Fuçando na internet, nos deparamos com esta foto interessante. Trata-se da INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO AOS PADIOLEIROS MORTOS NA SEGUNDA GUERRA, localizado na Vila Militar, entre 1958/60. Copiei ipsiliteris o texto sobre a foto, de autoria de Roberto Tummineli. ARQUIVO DE FAMILIA DE ANTONIO CARLOS DE OLIVA MAYA Outra foto do fantástico arquivo de família do amigo Antonio Carlos. Dessa vez temos a cerimônia de inauguração do monumento aos 8 padioleiros mortos no Teatro de Operações da Itália, na Segunda Guerra Mundial. O monumento ficava no 1º Batalhão de Saúde na Vila Militar, em Magalhães Bastos, na Zona Norte do Rio. Nessa época o pai de Antonio Carlos, o Tenente Coronel Tito Maya comandava o Batalhão. Essa é minha homenagem hoje dia do soldado a esses 8 heróis que arriscaram suas vidas em detrimento à vida de seus companheiros que sem o mínimo de subsídios embarcaram para uma das mais sangrentas guerras da humanidade. Hoje esses oito estão esquecidos, inclusive no site do Exercito Brasileiro que não menciona o monumento em sua homenagem.
O local, hoje em dia, pertence ao 25 Batalhão Logístico, uma das Unidades da 9 Brigada de Infantaria Motorizada. O referido monumento não existe mais.

sábado, 19 de maio de 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CABO SILVA - 11 RI

Apresentamos hoje mais uma grande recriação de um militar da FEB, desta vez na escala 1/6. Este foi enviado por Marcus Vinicius Correa, via e-mail.Ele é colecionador de figuras 1/6(30cm) e fez uma pequena homenagem aos Bravos do 11º RI que lutaram em solo italiano. O boneco foi batizado de Cabo Silva. Seguem as fotos.
Parabéns ao Marcus.

domingo, 13 de maio de 2012

FOTOS DE UM FEBIANO EM MOMENTOS DISTINTOS

Apresentamos hoje duas fotos de um mesmo febiano, ambas muito interessantes. A primeira delas foi tirada em um estúdio, e apresenta uma dedicatória do febiano a uma amiga. No manuscrito ele disse que estava contente e alegre, usando o traje de expedicionário. Quanto na segunda, ele e um outro febiano estão já de volta ao Brasil, provavelmente num dos últimos momentos em que utilizaram a farda de lã com a cobrinha no ombro. O da esquerda porta um documento, que pode ser o diploma de participação no Teatro de Operações na Itália, o que já designava o licenciamento do serviço ativo do Exército.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

DOCUMENTÁRIO DE PROPAGANDA DE ÉPOCA

Excelente documentário feito durante a Segunda Guerra. Vale a pena ser assistido na íntegra. Vídeo em homenagem ao Dia da Vitória na Europa, comemorado na data de ontem.