COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 29 de abril de 2012

PROGRAMA DA FEB NO GLOBONEWS

Hoje a noite, às 20:30, o canal Globonews exibirá um programa sobre a FEB. Não há maiores informações sobre o evento. Enviado pelo nosso amigo e Ir.: Gustavo Lima.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A COBRA FUMOU COMPLETO NO YOUTUBE

Em novembro de 1999, uma equipe de cinema vai do Rio de Janeiro a Brasília para documentar o XI Encontro Nacional dos Veteranos da Segunda Guerra. Durante o evento, Miguel Pereira, que trabalhou como telegrafista para a Força Expedicionária Brasileira, conta sua decisão de permanecer na Itália depois da guerra. A equipe retorna ao RJ e inicia uma série de entrevistas com veteranos e ex-combatentes. Major Elza, Carlos Scliar, Joel Silveira, General Meira Mattos, seu Moysés e muitos outros contam suas experiências num país que estava humilhado pelo conflito e em cujo território ainda havia tropas nazi-fascistas. O Monte Castelo e a cidade de Montese, que os brasileiros conquistaram dos soldados alemães, foram alguns dos temas tratados nessas entrevistas. Em fevereiro de 2000, a mesma equipe segue para o norte da Itália para documentar as cidades por onde as tropas brasileiras passaram nas regiões da Emilia Romana e da Toscana. No dia 21, ocorre um novo encontro com Miguel Pereira, que relata como se deu a conquista de Monte Castelo, 55 anos antes, no dia 21 de fevereiro de 1945. A FEB mobilizou 25.000 brasileiros que estiveram no norte da Itália na etapa final da Segunda Guerra Mundial. Desse número, 466 morreram em confronto com os exércitos nazi-fascistas. Os pracinhas entraram em combate em setembro de 1944 e lutaram até o final da guerra em maio de 1945.

domingo, 15 de abril de 2012

MEDALHA SOUVENIR ROMA 1944-45

Mais uma medalha souvenir que os febianos tiveram a oportunidade de trazer da Itália. Desta vez, uma medalha que mostra a benção do Papa às tropas aliadas situadas em Roma, durante os anos de 1944 - 1945.

O Reverso traz a imagem do Papa Pio XII, abençoando soldados aliados, provavelmente no Vaticano.



segunda-feira, 9 de abril de 2012

MAIS UM SOUVENIR DE ROMA

Segue mais um dos souvenirs de Roma trazidos pelos pracinhas da Itália.

Desta vez, a medalha da entrada vitoriosa dos aliados em Roma, no dia 5 de junho de 1944, exatamente um dia antes do DIA D, ou o marco inicial da liberação da França pelas tropas aliadas, quando algumas Divisões Paraquedistas saltaram em cima das linhas inimigas, bem como Divisões de infantaria desembarcaram nas praias do norte do País.

Esta medalha é um dos mais raros souvenirs-medalha que vieram da guerra.





O Reverso desta medalha é bem bacana, pois os motivos se apresentam em alto relevo, parecendo até um movimento das tropas para fora da medalha.

Há as bandeiras da Inglaterra e dos Estados Unidos, o coliseu, as tropas marchando pela calçada do Foro romano, um carro de combate americano Sherman e, ainda, a personificação da Vitória alada.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

MEDALHA SOUVENIR - UM MODELO - DOIS METAIS

Este tipo de medalha já foi apresentado aqui no site. A novidade foi o surgimento de um outro metal na cunhagem destas medalhas.

Reparem que a medalha da direitae mais escura, tipo bronze, enquanto a da esquerda é de metal mais claro, tipo prata.





Em breve teremos mais novidades quanto aos souvenirs.