COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sábado, 29 de dezembro de 2012

MEDALHA DE SERVIÇOS DE GUERRA DA MARINHA - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Apresentamos uma interessante combinação, entre uma medalha da Marinha de Guerra do Brasil e um diploma da Marinha Mercante. Sobre a medalha, há os seguintes dados:

Instituída em 13 de dezembro de 1943, pelo Decreto 6095, a Medalha de Seviços de Guerra era concedida aos militares das Marinhas de Guerra Brasileira e Aliadas, da ativa, da reserva ou reformados, e aos Oficiais e tripulantes dos navios mercantes nacionais e aliados, que tenham prestado valiosos serviços de guerra, quer a bordo dos navios, quer em comissões em terra.

Em bronze, no anverso, tem-se uma âncora clássica ao centro, tendo na curva superior a inscrição - Serviços de Guerra - e no exergo - Marinha do Brasil - separadas por duas pequenas estrelas e as palavras, entre si, por pontos. Reverso, tendo na parte central, em baixo-relevo, uma divisão de três contra-torpedeiros navegando a 3/4 de frente.

Fita em seda chamalotada, de azul-marinho, com uma faixa central em cinza-azul-pérola, e dois frisos laterais junto às orlas (da mesma cor da fita). Na fita da medalha poderiam exibir uma, duas ou três estrelas de acordo com o tempo de serviço. 



Segundo o Wikipédia:

Piloto (náutica)

Um piloto é, em sentido lato, um oficial da marinha mercante, responsável pela navegação de uma embarcação. No passado, o sota-piloto era o oficial imediato ao piloto, a bordo de um navio.

Em sentido restrito, o termo "piloto" pode designar uma categoria da carreira de oficial náutico, uma função de oficial de convés a bordo de um navio ou uma função de apoio à navegação dos navios que entram e saem de um porto. Apesar das diferenças, estas diversas funções são normalmente desempenhadas por profissionais pertencentes à mesma carreira de oficial náutico da marinha mercante.

Fonte: www.hmmb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário