COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CARLOS SCLIAR, UM FEBIANO ILUSTRE

"Carlos Scliar nasceu em Santa Maria da Boca do Monte - RS, em 21 de junho de 1920, tendo falecido no Rio de Janeiro - RJ, em 28 de abril de 2001. Foi um destacado desenhista, gravurista, desenhista, pintor, entre outros.

Gravurista por opção, apaixonou-se pela serigrafia, em cuja técnica desenvolveu várias séries. Aliás, uma das importantes características de Carlos Scliar era a sua capacidade de inovar, buscando novos materiais que lhe servissem de base e técnicas as mais variadas, desde têmpera até o acrílico, passando pelas artes gráficas. 

Em 1943, foi convocado para a (FEB), tendo seguido para o Rio de Janeiro. Nessa ocasião, conheceu a pintora Maria Helena Vieira da Silva e seu marido, o pintor Arpad Szenes, que se encontravam no Brasil como refugiados de guerra.

Em 22 de setembro de 1944, seguiu para a Itália com o 2º Escalão da FEB, comandado pelo general Cordeiro de Farias, voltando em 28 de julho de 1945. Ao retornar, trouxe consigo profundas recordações de sua passagem pelos campos de batalha. Observador atento, desenhou casas e imagens do norte da Itália, formando a série "Com a FEB na Itália", exibida no Rio de Janeiro, em São Paulo e Porto Alegre. Também retratou a si mesmo e a outros companheiros fardados."

Na FEB, Scliar foi incorporado ao I Grupo do 1º Regimento de Obuses Auto Rebocados, tendo recebido a identidade Nr 1-G 286702. Retornou junto à Tropa do QG da FEB.

 Scliar em uniforme de brim, tipicamente usado pelo Exército brasileiro, na década de 40. Foto tirada em 1944.
Uma das obras de Scliar, feita no Teatro de Operações, mais precisamente em Porreta Terme, em 1945.

Fontes:
http://www.carlosscliar.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Scliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário