COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Livro da Eduel aborda reintegração dos veteranos da FEB





O livro "A Guerra que não Acabou: a reintegração social dos veteranos da Força expedicionária brasileira (1945-2000)" foi lançado nesta segunda-feira próxima passada, dia 12, às 18h30, no Brasiliano Bar & Cozinha.

O livro, que teve origem na pesquisa de doutorado do autor Francisco César Alves Ferraz, professor do Departamento de História da UEL, aborda a época do término da 2ª Guerra Mundial e o retorno de milhares de pracinhas convocados para combater as forças do Eixo, na Campanha da Itália, entre 1940 e 1945, destacando que a sociedade brasileira, apesar das promessas, não estava preparada para a reintegração desses ex-combatentes.

Trecho do livro:

"Convocados, armados e treinados para o combate, os cidadãos-soldados brasileiros lutaram contra o nazifascismo, na Campanha da Itália. Vitoriosos, foram recebidos com festas e promessas de valorização social. Mas, aos poucos, os ex-combatentes e seu passado caíram no esquecimento. Ao longo de quase sete décadas, os veteranos da Força Expedicionária Brasileira têm lutado pelo reconhecimento concreto e simbólico de seus feitos. Para esses brasileiros, trata-se de uma guerra que ainda não acabou".
Enviado por Gustavo Lima.
Disponível em: www.hmmb.com.br/forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário