COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ARTIGO - O COTIDIANO DAS ENFERMEIRAS DA FEB NA ITÁLIA

Fuçando na internet, dá para descobrir bastante coisa interessante por ai. Nosso amigo Gustavo Lima sempre nos brinda com novos achados, mesmo esse, que fora publicado em 2005.

Segue o resumo deste artigo:

O COTIDIANO DAS ENFERMEIRAS DO EXÉRCITO NA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA (FEB) NO TEATRO DE OPERAÇÕES DA 2ª GUERRA MUNDIAL, NA ITÁLIA (1942-1945)

Margarida Maria Rocha Bernardes1
Gertrudes Teixeira Lopes2
Tânia Cristina Franco Santos3
Bernardes MMR, Lopes GT, Santos TCF. 

O cotidiano das enfermeiras do exército na força expedicionária brasileira (FEB) no teatro de operações da 2ª Guerra Mundial, na Itália (1942-1945). Rev Latino-am Enfermagem 2005 maio-junho; 13(3):314-21.

Estudo histórico-social, tem como objetivo analisar os desafios cotidianos enfrentados pelas enfermeiras do Exército no Teatro de Operações da 2ª Guerra Mundial, na Itália. Utilizou-se como fontes primárias três fotografias da época e depoimentos de nove enfermeiras que estiveram no conflito. As fontes secundárias constituíram-se do acervo literário referente ao assunto. Utilizou-se conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu para apoiar a discussão. Os resultados evidenciaram que as enfermeiras enfrentaram os desafios do cotidiano na guerra e adaptaram-se às adversidades dos acampamentos/enfermarias. Conclui-se que o cotidiano das enfermeiras, nesse cenário, ao tempo que as levou ao enfrentamento de barreiras, propiciou a apreensão de novas culturas e tecnologias.

DESCRITORES: história da enfermagem; trabalho; enfermagem; prática profissional.

Apesar de ter alguns pontos um pouco diferentes de artigos escritos por acadêmicos de história, é interessante visualizar o ponto de vista de uma revista especializada em enfermagem.

Artigo completo disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=281421844005

Fonte: www.hmmb.com.br/forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário