COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VEÍCULO HALF TRACK M3A1 FEB - 1 DIVISÃO DE EXÉRCITO

O veículo de transporte de pessoal de meia lagarta M3 foi um veículo blindado usado pelos Estados Unidos, o império britânico e os outros Aliados, inclusive o Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 43.000 veículos foram produzidos, porém não há muitos por ai em funcionamento. No Brasil, acreditamos que este seja um dos únicos em funcionamento, pois os demais do Exército servem apenas como peças de exposição.

As três primeiras fotos foram tiradas na Semana da Independência, por ocasião da exposição de materiais militares no MNMSGM, evento anunciado neste site.

Entre as duas guerras mundiais, o Exército dos EUA procurou melhorar a mobilidade tática das suas forças. Com o objetivo de encontrar um veículo de infantaria de alta mobilidade, o Departamento de Material Bélico havia avaliado o projeto do meia-lagarta, testando os modelos franceses Citroën-Kégresse. A Companhia White Motor produziu uma viatura meia-lagarta protótipo, usando o seu próprio chassis e o corpo do carro Scout M3.O projeto, utilizando muitos componentes comerciais para melhorar a confiabilidade e aumentar taxa de produção, foi padronizado em 1940, cabendo a construção  à Autocar Company, a T Diamante Motor Company, e a White Motor Company.Os primeiros veículos tiveram, como armamento, uma metralhadora Browning calibre .50 (12,7 mm) modelo M2. A carenagem da viatura foi toda blindada, tendo um obturador ajustável blindado para o radiador do motor e um pára-brisas à prova de balas.




Os halftracks foram, inicialmente, extremamente impopulares, sendo apelidados de "Caixas de Purple Heart" (uma referência à condecoração sombria do Exército dos EUA para os feridos em combate) por tropas americanas. As principais queixas eram em torno da ausência total de protecção de cabeça contra sopro e estilhaços de artilharia, e que a armadura era inadequada contra fogo de metralhadora.


Dados do veículo:

Peso 9,3 toneladas
Comprimento 6,18 metros
Largura 2,22 metros
Altura 2,26 metros
Tripulantes 3 ​​+ 10 soldados
Principal armamento 
metralhadora M2 .50 (12,7 mm)
Motor 147 hp (110 kW)
Potência / peso 15,8 hp / tonelada
Combustível - capacidade 60 gal EUA (230 l)
Autonomia de 175 milhas (282 km)
Velocidade 45 mph (72 km / h)

Vídeo americano sobre o M3


O veículo mostrado nestas fotos pertence à 1 Divisão de Exército. É um remanescente do Esquadrão de Reconhecimento da FEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário