COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 30 de setembro de 2012

DIPLOMA DA CRUZ DE MÉRITO DE GUERRA COM ESPADAS 2 CLASSE, GEFREITER EWALD SCHMIDT - 232 DIVISÃO DE INFANTARIA

A 232 Divisão de Infantaria alemã foi criada em 26 de junho de 1944, tendo sido a última a ser deslocada para a defesa do território italiano, durante a Segunda Guerra.

Após cerca de 2 meses de preparativos, a Divisão finalmente começou a ser deslocada para o front italiano, pertencendo inicialmente ao Exército da Ligúria (agosto de setembro de 44) e depois ao 14 Exército (a partir de novembro).

A Divisão foi formada em Wildflecken, tendo sido comandada pelo Generalleutnant Eccard Freiherr von Gablenz.

A seguir, um raro documento outorgante da medalha Cruz de Mérito de Guerra com Espadas, ao então Gefreiter (posto) Ewald Schmidt, datado de 1 de setembro de 1944.

Histórico dessa medalha:

A Cruz de Mérito de Guerra, instituída antes do início da guerra, fazia parte integrante da estrutura de condecorações do Terceiro Reich, preenchendo vazios que existiriam de outra forma, tanto nas áreas civis quanto nas militares.Em tempos anteriores, a Cruz de Ferro com fita "não-combatente" distinguia autoridades estaduais, civis e auxiliares militares que contribuíram para o esforço de guerra. No entanto, tornou-se evidente, a partir de experiências na Primeira Guerra Mundial e da Guerra Civil Espanhola, que somente esta condecoração não seria suficiente para reconhecer o grande número de forças civis e auxiliares que foram necessárias para travar uma guerra moderna.
 
Este novo conceito de guerra exigiria mobilização quase completa, gerando uma perspectiva que mais tarde foi conceituada como a Guerra Total. Para reconhecer os milhões de alemães que foram empregados diretamente em apoio à Wehrmacht, e aqueles empregados nas indústrias de guerra, tais como estaleiros, depósitos de munições, fábricas de aviões, e linhas de montagem, uma condecoração de maior peso era necessária.


Na área militar, a República de Weimar tinha deixado um vazio quando, após a Segunda Guerra Mundial, aboliu os prêmios militares estaduais germânicos. Estes prémios haviam desempenhado um papel significativo ao premiar tanto bravura quanto atos relativamente comuns de mérito militar. No final, várias novas condecorações foram criados por Hitler, entre elas a Cruz de Mérito de Guerra (Das Kriegsverdienst Kreuz, ou KVK), que foi instituída em 18 de outubro de 1939.

A Cruz de Mérito Guerra com espadas reconhecia aqueles militares cujos atos de coragem estavam acima do dever, mas não cumpria os critérios para a outorga da Cruz de Ferro. Esses atos podiam ser na forma de bravura, mas não sob fogo inimigo direto, ou as operações de combate por meio do planejamento / liderança do mesmo. Todos os membros das forças armadas eram elegíveis, sem distinção de grau, e os não alemães Aliados foram igualmente elegíveis.A Cruz de Mérito de Guerra acabou por ser utilizada para reconhecer praticamente qualquer serviço, e se tornou a condecoração alemã mais amplamente distribuída durante a guerra. 

A condecoração concedida a Herr Schmidt ocorrera no dia imediatamente anterior ao início do deslocamento da Divisão para a Itália. Ou seja, ocorreu ainda em Wildflecken.





Abaixo, a assinatura do General Gablenz, Comandante da 232 DI durante toda a campanha.




Trata-se de um documento bastante raro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário