COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CARABINA M1 DOADA PELO GENERAL MARK CLARK AO GENERAL MASCARENHAS

Antes de falar desta carabina em si, vamos a um breve histórico desse tipo de arma: As primeiras carabinas M1 foram entregues em meados de 1942, com prioridade inicial dada aos soldados do teatro de operações europeu (ETO). 
A carabina M1 não foi, originalmente, destinada a servir como uma arma base para a infantaria, nem era comparável a rifles de assalto mais poderosos, desenvolvidos no final da guerra. No entanto, a carabina logo foi amplamente fornecida para oficiais de infantaria, pára-quedistas americanos, sargentos, observadores avançados de artilharia e outras tropas da linha de frente.
A carabina M1 ganhou elogios, mesmo à despeito de seu pequeno tamanho, peso leve e poder de fogo, especialmente por aquelas tropas que eram incapazes de usar um rifle como sua principal arma. Na FEB, há poucas fotos dela em uso, mas alguns Oficiais também a receberam. 
O modelo mostrado neste post foi um presente do General Mark Clark, Comandante do 5 Exército de Campanha, para o General Mascarenhas de Moraes, Comandante da FEB. Encontra-se em uma Organização Militar do Exército, no Rio de Janeiro.
Como o armamento está em um relicário, resolvi colocar fotos de uma arma de mesmo tipo, retirada do Wikipedia.

2 comentários:

  1. marcio moreira de oliveira13 de novembro de 2012 12:22

    sou neto de um veterano da feb obrigado pelo trabalho de manter viva a historia para as novas geracoes o nome do meu avo era Dorvalino Alves De Oliveira

    ResponderExcluir
  2. É de valorizar a historia das carabinas associadas à carreira militar que foi evoluindo ao longo dos tempos. Um bem haja.

    ResponderExcluir