COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 26 de agosto de 2012

O correio militar da Força Expedicionária Brasileira.

Aqui está um assunto um tanto desconhecido por parte dos amantes da FEB, bem como familiares que possuem correspondências ou colecionadores em geral, com a exceção dos filatelistas. por Wilson de Oliveira Neto em Seg Ago 20, 2012
Fonte: http://minhacolecaodeselospostais.blogspot.com.br/2012/08/o-correio-militar-da-forca.html
Entre os anos de 2003 e 2004 eu participei de um projeto de pesquisa sobre a história do 62o. Batalhão de Infantaria de Joinville, em Santa Catarina. A pesquisa gerou diversos frutos, entre os quais se destaca o livro O Exército e a cidade, publicado em 2008, do qual sou co-autor.
Porém, o volume de documentos militares consultados foi enorme e acabei não publicado muitos dados coletados. A postagem de hoje procura fazer justiça à essa omissão e, aos poucos, tornar públicas as informações que obtive sobre o Correio Militar da Força Expedicionária Brasileira - FEB. O assunto é velho conhecido dos filatelistas amantes da história postal e já rendeu diversos estudos publicados em revistas filatélicas e coleções magníficas.
Quando a FEB foi criada e organizada, em 1943, seus responsáveis preocuparam-se com os mais diversos aspectos da sua existência e funcionamento, entre os quais o seu serviço de correio. A imagem a seguir representa os modelos de marcas postais destinadas à censura e à datação das correspondências trocadas entre os pracinhas e seus familiares.
Referência: MINISTÉRIO DA GUERRA. Boletim do Exército. Vedado à imprensa. Suplemento n. 1: instruções para o funcionamento do Serviço Postal da Força Expedicionária Brasileira. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1944. Enviado por Gustavo Lima. Fonte: www.hmmb.com.br/forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário