COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 19 de julho de 2012

MAJOR NERO MOURA - COMANDANTE DO SENTA A PÚA

Brigadeiro Nero Moura (Cachoeira do Sul, 30 de janeiro de 1910 - Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 1994) foi um militar brasileiro. É o patrono da aviação de caça do Brasil.
Participou da organização e criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, em 1941, já como major-aviador, tendo sido instrutor do curso de aperfeiçoamento de oficiais.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi comandante do Grupo de Caça (First Brazilian Fighter Squadron - 350th Fighter Group - 12th Air Force), tendo realizado 62 missões de guerra entre 4 de novembro de 1944 e 1 de maio de 1945.
Para saber mais, e ainda ver dezenas de fotos inéditas daquele militar, visite: http://ww2militarymemoirs.blogspot.com.br/2012/05/o-chefe-do-senta-pua-first-brazilian.html

Um comentário:

  1. Se eu fosse um escolhido para mencionar os "10 Maiores Brasileiros de Todos os Tempos",com certeza o brigadeiro Nero Moura,seria uma de minhas indicações.Lendo o livro "Senta a Púa",fiquei emocionado quando em uma entrevista para a Fundação Getúlio Vargas,ele dizia o seguinte: "Não me considero uma pessoa excepcional.Sou um homem normal,cumpri as missões para que fui designado com satisfação,sem heroismos,sem exageros".Com essa explanação pude calcular o tamanho de sua humildade,de sua alma.Penso
    que sua vida,deveria ser no mínimo,levada para Hollywood.Lamentavelmente,em nosso país ainda se tem a índole de jogar terra sob a memória e coisas do passado.Que Deus abençoi sua família,até a última geração e que,os jovens militares de hoje,espelham a grandeza desse gigante brasileiro. Parabéns Júlio.

    ResponderExcluir