COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 28 de março de 2012

HOMENAGEM DA RADIOBRAS À FEB

Antes de falar do objeto, uma ambientação histórica.


A companhia Radiográfica Brasileira - Radiobrás iniciou, em 26 de maio de 1922, os serviços de telegrafia e telefonia, via rádio, entre Rio de Janeiro, Nova York, Roma, París, Londres e Berlim.

As transmissões realizadas pela Companhia continuaram, mesmo após a eclosão da Segunda Guerra, em 1939, como pode-se ver a seguir:


NONO EXERCÍCIO. FINDO RELATÓRIO E BALANÇO CORRESPONDENTE A DEZEMBR0, A SER APRESENTADO À ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DOS ACIONISTAS, EM 28 DE MARÇO DE 1945.

Srs. acionistas:

Em obediência às prescrições legais e ao que dispõe o art. 17 letra a), dos estatutos da Companhia, vem esta Diretoria prestar-vos contas referentes ao exercício de 1944, bem como submeter ao exame, os principais atos administrativos por ela praticados durante o referido exercício.

Tráfego: Durante o ano de 1944, permaneceram, como conseqüência da guerra mundial, as restrições na correspondência telegráfica internacional. Apesar destas circunstâncias, o volume do tráfego radiotelegráfico tratado pela vossa Companhia, tanto no Rio de Janeiro quanto nas cidades onde possui agências, aumentou na notável proporção de 60%, em relação ao tráfego do exercício de 1943. O aumento foi sensivelmente maior nos radiogramas transmitidos do Brasil, do que nos recebidos dó estrangeiro; êste fato vem demonstrar mais uma vez crescente propensão das administrações oficiais, da comércio, da indústria, e do público em geral, em favorecer a "Via Radiobras", com os seus telegramas para o Exterior.

A toda a sua clientela esta diretoria dirige seus sinceros agradecimentos, assegurando-lhe que continuará os mesmos esforços para oferecer-lhe, como sempre, serviços dignos da sua confiança.

Extraído da Pg. 61. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU), de 24/03/1945.

Mesmo durante a guerra, a Companhia prosperou, e acabou tomando parte das homenagens aos "briosos expedicionários", quando retornaram, em meados de 1945.



Nenhum comentário:

Postar um comentário