COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

LIVRO LONGA JORNADA - COM A FEB NA ITÁLIA



Recebido por e-mail, diretamente do autor.

"Visando à preservação da memória da FEB, escrevi o livro, cuja sinopse segue, abaixo, baseado nos relatos de pracinhas da região central do RS. Dos depoentes, quatro já falecerem. São relatos históricos, que mostram a guerra sob a ótica do soldado."

Sirio S. Fröhlich - O autor

É interessante notar as inúmeras iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo Brasil afora para a preservação da memória da FEB. Esta obra se inclui num destes exemplos. Inacreditavelmente sem fins lucrativos. Muito nobre a intenção do autor que, por meio deste livro, disponibiliza um pouco da história do Brasil, prenchendo uma lacuna que não deveria existir na nossa educação, atualmente.

A seguir, a sinopse enviada pelo autor:

Sinopse:

O livro “LONGA JORNADA – Com a FEB na Itália”, de autoria de Sirio Sebastião Fröhlich, apresenta a trajetória e o cotidiano de jovens soldados brasileiros na jornada de ida e volta entre o interior do Rio Grande do Sul e os campos de batalha italianos, segundo a ótica e sentimentos dos protagonistas.

Em 80 páginas, estão explícitos sentimentos como: medo, incertezas, angústia e, em contraposição, coragem, fé, esperança e uma abnegada dedicação aos ideais defendidos pelo Brasil, que têm como pano de fundo um momento crucial da história da humanidade, em que o nazifascismo havia posto em risco a democracia, a liberdade e a paz mundial.



Os deslocamentos por terra e pelo mar até o Rio de Janeiro, a preparação para o combate, a travessia do Atlântico, a adaptação à neve e os macetes para superar o frio, a triste realidade dos combates e do dia a dia na guerra, a saudade da família e da Pátria, a solidariedade dedicada aos italianos, amizade e espírito de corpo são alguns dos muitos sentimentos relatados pelos pracinhas Alcides Basso, Alfredo Luiz Dalla Costa, Aribides Rodrigues Pereira, Eugênio Lombardo, Geraldo Antônio Sanfelice, Ivo Ziegler, José João Pereira, Mário Machado dos Santos, Neraltino Flores dos Santos, Pacífico Pozzobon, Pedro Solano Vidal e Taltíbio de Melo Custódio.


No intuito de tornar a leitura mais agradável, além de uma linguagem dirigida ao público jovem, mais de 100 imagens, muitas delas inéditas, ilustram os textos.

Com o apoio cultural da Fundação Habitacional do Exército/Poupex, o livro foi distribuído gratuitamente às escolas e bibliotecas públicas da Região Central do RS e Organizações Militares do Brasil. Tem duas funções principais: a primeira é suplementar ao estudo da disciplina de História, aproximando o evento “II Guerra Mundial” de estudantes dos ensinos médio e fundamental; a segunda, enaltecer os feitos de humildes soldados que, há mais de seis décadas, nos legaram um mundo mais livre e democrático.

Os interessados também podem adquirir o livro (R$ 12,00, já incluído o valor da postagem) fazendo contato pelo e-mail sirio.feb@gmail.com, para orientações. O valor arrecadado com a venda será revertido para a preservação da memória da FEB.

Legenda dasfotos:



Os veteranos da FEB Geraldo Antônio Sanfelice, José João Pereira, Ivo Ziegler, Taltíbio de Melo Custódio, Aribides Rodrigues Pereira e Eugênio Lombardo (da esquerda para a direita) junto ao autor, por ocasião da sessão de autógrafos, na “Biblioteca Pública Henrique Bastide”, em Santa Maria-RS.

No link abaixo pode ser assistida à música “Longa Jornada”, que resume várias passagens do livro, do mesmo autor, com interpretação de João Chagas Leite.

http://www.youtube.com/watch?v=iewdOje6jyA&feature=player_embedded

Parabéns ao autor pela iniciativa.

2 comentários:

  1. Prezado Júlio, Bom dia. Gostaria de saber como faço para comprar o livro em questão! Parabéns sim, também a voce por esta brilhante iniciativa de valorizar ainda mais os assuntos da FEB com literatura como esta!

    ResponderExcluir
  2. Olá, é só mandar um mail para o autor: sirio.feb@gmail.com

    Abç

    ResponderExcluir