COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 22 de janeiro de 2012

CAPACETE ALEMÃO M-42 CAMUFLAGEM TROPICAL

Além de mostrar as peças e histórias da FEB, é interessante, também, mostrar o outro lado da moeda, ou seja, os alemães.

Neste contexto, mostraremos algumas peças que foram usadas pelos alemães, principalmente as que tem alguma relação com o Teatro de Operações do Mediterrâneo, especificamente a Itália.

Começaremos mostrando um capacete alemão modelo M-42, que teve a sua fabricação desde 1942 até 1945, quando um novo modelo já estava pronto para ser produzido, se a guerra não tivesse terminado.

De um modo geral, as três peças que identificam um soldado alemão (os do Exército) são: o capacete, tendo em vista o seu formato único, a cruz de ferro e a granada potato masher.

O capacete mostrado a seguir tem a pintura camuflada, geralmente conhecida como padrão Mediterrâneo. É possível que tenha sido usado na Itália.

A seguir, as fotos:





A camuflagem não era feita na fábrica dos capacetes, mas sim em campo, pelos próprios soldados.

2 comentários:

  1. Você sabe o quão blindado eram estes capacetes? Tanto estes como os capacetes em geral da segunda geurra? Os rifles furavam estes capacetes?

    ResponderExcluir
  2. Estes capacetes podiam aguentar tiros de pistola, mas dependendo da distância e do ângulo de impacto. Tiros de fuzil geralmente penetravam o metal e matavam o combatente.

    ResponderExcluir