COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sábado, 31 de dezembro de 2011

DISCURSOS DE GETÚLIO VARGAS PARA A FEB - 1944

Este livreto é um compêndio dos discursos realizados pelo Presidente Getúlio Vargas, no ano de 1944. Dentre os discursos, encontram-se dois direcionados à FEB.

Um deles foi proferido aos Oficiais e Soldados do Corpo Expedicionário Brasileiro, em abril de 1944, enquanto que o outro foi realizado à toda a FEB, um nas proximidades do embarque do primeiro escalão.











Este livreto faz parte de uma coleção de discursos do Presidente Getúlio Vargas, sendo um livreto para cada ano de mandato.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

REALIZAÇÕES DA CASA DA FEB 2011

É com imenso prazer que vimos, durante este ano, o ressurgimento da Casa da FEB, também conhecida como o Museu da FEB da Rua das Marrecas, sede da ANVFEB.

Tudo indicava que veríamos o fim de mais uma sede dos gloriosos febianos, pois este é o destino de tudo o que está ligado à história da Nação, toda relegada ao esquecimento.

Clique nas figuras abaixo para saber os pormenores desta virada, e já uma prévia dos acontecimentos para o ano vindouro.





Enviado pelo nosso amigo Cesar Cerqueira.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ex-combatente lança livro sobre memórias na segunda-feira



Autor é homenageado no projeto “Memórias dos Ex-combatentes”
O Correio do Povo
Publicado 13/12/2011 às 14:32:09

O FEB – Museu da Paz, anexo à Fundação Cultural/JS, é o palco da solenidade de lançamento do livro “Um Soldado Desarmado” a partir das 19 horas da próxima segunda-feira, dia 19, quando o autor da obra, Anselmo Bertoldi, também será homenageado no projeto “Memórias dos Ex-combatentes”. O veterano da Força Expedicionária Brasileira conta em 87 páginas muitas das histórias dramáticas que viveu como soldado na Segunda Guerra Mundial.

A publicação do livro foi viabilizada com recursos da Fundação Cultural em uma edição com 500 exemplares impressos. Além de ser disponibilizada para leitura em bibliotecas escolares, Arquivo Histórico e Biblioteca Pública Rui Barbosa, a obra também estará à venda no FEB – Museu da Paz, ao custo de R$ 10.

Atualmente com com 92 anos e atuando como presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB – Sessão Regional de Jaraguá do Sul, Anselmo Bertoldi também é o homenageado com uma exposição sobre sua vida, que será aberta na mesma noite do lançamento de seu livro, integrando o projeto do Museu da Paz intitulado “Memórias dos Ex-combatentes”. As mostras reúnem fotos, objetos pessoais e um pouco da história de cada homenageado, desde a origem, passando pela participação como combatente, até seus momentos de lazer.

Anselmo Bertoldi é o terceiro homenageado no projeto “Memórias dos Ex-combatentes”, que já envolveu exposições sobre o capitão Ferdinando Piske e Guilherme Humberto Emmendoerfer.

O quê: Lançamento do livro “Um Soldado Desarmado”

Quando: Dia 19 de dezembro, segunda-feira, a partir das 19h

Onde: Museu da Paz, anexo à Fundação Cultural, Av. Getúlio Vargas, 405, Centro

Quanto: Gratuito

*Informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Jaraguá do Sul.

Fonte: www.hmmb.com.br/forum

Enviado por: Gustavo Lima

sábado, 10 de dezembro de 2011

CITAÇÃO DE COMBATE DO TENENTE IPORAN

CITAÇÃO PARA A CRUZ DE COMBATE DE 1ª CLASSE DO TENENTE IPORAN


Durante toda a campanha da FEB, destacou-se em diversas patrulhas de combate e em três batalhas – Monte Castelo, Castelnuovo e Montese – em que o 11º RI se envolveu, tendo recebido doze elogios por suas ações militares, nas quais sempre fazia prisioneiros alemães. Na antevéspera do ataque a Montese, na chefia de uma patrulha de combate, abriu uma pequena brecha em um campo minado que protegia uma das bordas fortificadas da posição alemã. Durante o ataque do dia 14 abr., já conhecendo o terreno e sabendo da existência da brecha, a qual era desconhecida dos alemães, foi à frente da força de ataque, entrando com seu pelotão em Montese, tomando a torre local, onde fez vários prisioneiros, e manteve posição de resistência contra os alemães, contribuindo em larga escala para a vitória da FEB nesta batalha. Seu pelotão foi a primeira tropa brasileira a romper o dispositivo defensivo e adentrar no fortificado ponto de defesa dos alemães, em um momento em que as unidades da FEB engajadas na batalha sofriam pesadas perdas decorrentes da obstinada resistência inimiga. Demonstrou coragem, decisão, vontade, senso de cumprimento do dever e iniciativa.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MORRE UM DOS MAIORES HERÓIS DE MONTESE - TENENTE IPORAN



Tenente Iporan Nunes de Oliveira.
Foto escaneada do livro: “Montese, Marco Glorioso de uma Trajetória”
Cel Adhemar Rivermar de Almeida

A Casa da FEB, com pesar, informa o falecimento do Veterano - Cel IPORAN, no último sábado, dia 03 de dezembro de 2011, às 09:00, em sua residência em Icarai – Niteroi –RJ, por falência múltipla dos órgãos, aos 94 anos.

Não houve velório, somente a solenidade de despedida, ocorrida na terça, dia 06 dez 2011, no Crematório do Cemitério Parque da Colina - Estrada Francisco da Cruz Nunes 987- Pendotiba – Niterói – RJ

As Honras Militares foram prestadas pelo 21º GAC.


Que a sua Alma siga a corrente da Vida eterna. Junte-se aos outros irmãos de armas que já foram...

Breve resumo biográfico

Nascido aos 20 Dez 1917 em Cuiabá – MT. Declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria pela Escola Militar de Resende, em 08/01/1944, escolhendo para servir como voluntário no 11º RI - Regimento Tiradentes, tendo embarcado para a Itália em 23/04/1944 (2° escalão da FEB), onde atuou com denodo como Ten Cmt Pel durante toda a campanha, principalmente em MONTE CASTELO e MONTESE, fazendo jus por bravura em combate às seguintes distinções:

Cruz de Combate de 1ª Classe;

Cruz de Combate de 2ª Classe;

Silver Star – Estados Unidos, sendo agraciado pelo General Charles H. Gerhalt,

chefe da Comissão Militar Mista Brasil – EUA, que se deslocou por via

aérea até Cuiabá, aos 15/07/1946, com numerosa comitiva, especialmente

para a outorga no 16° BC.

Admitido na OBE - Order of the British Empire, em cerimônia com a presenca do Marechal de Campo Viscount Alexander, realizada no Palácio das Laranjeiras, aos 15/06/1948, sendo o diploma assinado de próprio punho pelo Rei George VI.

Colaborador:

Israel Blajberg
Diretor de RP – Casa da FEB
Rio de Janeiro
05 dez 2011

anvfeb@uol.com.br

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS EM SÃO JOÃO D'EL REY - MG

Recentemente o nosso amigo Marco Antônio Barsotti esteve em São João del Rei-MG e foi visitar o museu da FEB, que fica nas dependências do 11º B.I. de Montanha, regimento Tiradentes. Ele ficou muito empolgado com o belo e grande acervo que eles mantem por lá. Infelizmente, o belo monumento, que fica em praça pública, em homenagem aos febianos, encontra-se em péssimo estado de conservação.

Seguem as fotos da Praça





alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5683145204281392210" />





domingo, 4 de dezembro de 2011

DEATH CARD DE UM SOLDADO ALEMÃO MORTO EM COMBATE

Desta vez não estou mostrando uma peça da FEB, mas sim uma peça alemã. Apesar de ser uma peça que lembra os horrores da guerra, é uma importante parte da história de um soldado.

O Death Card é um tipo de santinho e a tradução literal é cartão de morte. Era comum a fabricação destes cartões após a morte dos soldados alemães. Algumas informações acerca da vida do soldado e da sua própria morte podem ser encontradas neles.

No caso específico deste cartão, encontramos os seguintes dados:

Nome: Jakob Seitz, soldado de um Batalhão de Comunicações.
Nascido em 31 de maio de 1926, em Schenkengrub, e morto em abril de 1945, na planície do Pó, na Itália.

Tendo em vista o dado acima que eu coloquei esta peça no site. Ele foi morto em combate justamente na área onde a FEB e o resto do 5º Exército estava atuando em abril de 1945, na perseguição às tropas alemãs que estavam se retirando da Itália, já nos momentos finais da guerra.

Parte da frente:



Parte de dentro:



Parte de trás, com a foto do soldado: