COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROJETO MEMÓRIA VIVA - FEB



É com grande entusiasmo que divulgamos a iniciativa dos nossos amigos: Dr. César Campiani Maximiano, Ten Cel EB Durval Lourenço Pereira Jr. e Prof. Marcus Carmo, em diversificar a memória da FEB no Brasil.

Transcrevi parte da justificativa deste projeto:

"Em pleno Séc XXI, quando a revolução digital popularizou a gravação de vídeos por meio de câmeras de baixo custo e até por telefones celulares, é anacrônico que a narrativa dos protagonistas de um dos eventos mais significativos para história do Brasil — a participação da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial — esteja restrita à memória escrita, tal qual os eventos ocorridos nos primórdios da civilização.

Da mesma forma, numa realidade onde o computador pessoal, conectado à internet, constitui o principal instrumento de pesquisa escolar, é lamentável a ausência de uma fonte de referência oficial sobre a história da FEB. Atualmente, a trajetória da FEB é encontrada de forma fragmentada em diversos sites espalhados pela rede.

Com progressivo fechamento das Associações Nacionais dos Veteranos da FEB (ANVFEB), boa parte do acervo material que essas associações mantinham vem sendo dilapidado, tendo como destino coleções particulares. Esvai-se, dessa forma, um precioso e insubstituível patrimônio histórico. Por isso, a digitalização de material iconográfico (fotografias, mapas, imagens e desenhos) e documentos (livros, manuscritos, panfletos, cartazes e cartas) proposta pelo projeto, visa perenizar e universalizar o acesso a esse material."

É interessante notar que uma das justificativas deste projeto se coaduna com a da existência deste blog. Desde já informo que ajudaremos na execução deste, aqui no Rio de Janeiro.

Para saber mais, acesse: http://olapaazul.com/

Obs: Esta iniciativa possui cunho estritamente particular, não estando ligada a nenhuma instituição pública ou privada.

2 comentários:

  1. Olá... Achei o blog muito interessante, já salvei nos meus favoritos e vou lendo com o tempo! sou fanático pela historia da 2a guerra mundial, e confesso que não sei muito sobre a participação brasileira nela... Porém, agora que sirvo as forças armadas, como aluno da EPCAr, estou muito entusiasmado com a historia... Estava olhando uma postagem antiga, com os dog tags de um veterano.. O que é o "PRA" que vem escrito nos dog tags? e o que significa cada inscrição, qual era o padrão? seria legal um post explicanto! Obrigado, continue com os excelentes posts, um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Guilherme, se você for lendo o blog, verá que tem um post explicando as inscrições dos dog tags. Você pode procurar assuntos específicos utilizando o google que tem à direita. O PRA significa Praça (Soldado até Subtenente), enquanto Of era para Oficiais, de Aspirante até General de Divisão.
    Abraço.

    ResponderExcluir