COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PERNEIRAS BRASILEIRAS M-34 FEB

Apresento um item que é bastante difícil de aparecer por ai, pois ele foi usado apenas na ida para a Itália, como podemos ver na foto que acabou de chegar.

Esta foto era propriedade da imprensa americana. Infelizmente, não há legenda no verso, mas dá para perceber que é uma foto do primeiro escalão, tendo em vista a presença do então Presidente Getúlio Vargas à bordo.

Notem a perneira do soldado que está sentado no beliche, conversando com o Presidente. Ele estava usando uma fabricada no Brasil, modelo 1934. Este tipo foi usado apenas durante a viagem, tendo sido trocado pelo modelo americano (M 38), antes do início das operações.



Apresento agora o item em questão, pertencente ao nosso colaborador Carlos Campestrini, de Santa Catarina.





Por fim, uma foto do Museu da Rua das Marrecas, antes de ser reformado. Foto tirada por André Panza.

3 comentários:

  1. Salve Júlio, esta peça é realmente difícil de aparecer. E o Campestrini descobriu que possuía este par, enquanto conversávamos no Evento em São Paulo. Foi um grande achado!!!!! Gostaria apenas de fazer uma correção, está foto do Museu das Marrecas (Casa de FEB), fui eu que tirei e passei para o Campestrini. Grande abraço, André Panza.

    ResponderExcluir
  2. Beleza André, corrigido.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Essa perneira foi também usada, na época, pelos Tiros de Guerra. Na foto, as perneiras do Museu das Marrecas estão invertidas, com a parte da frente voltada para trás.

    ResponderExcluir