COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"Memórias de um prisioneiro: Uma análise histórica da participação do joseense Eliseu de Oliveira na Segunda Guerra Mundial"

O autor, Douglas de Almeida Silva, gostaria de compartilhar trabalho que acabou de realizar.

Pode ser encontrado no link:
http://www.camarasjc.sp.gov.br/promemoria/

Se intitula: "Memórias de um prisioneiro: Uma análise histórica da participação do joseense Eliseu de Oliveira na Segunda Guerra Mundial", e consiste na análise da memória de Eliseu de Oliveira, pracinha da Força Expedicionária Brasileira.

"Eliseu de Oliveira, natural da cidade de São José dos Campos – SP, foi convocado para a Segunda Guerra Mundial em agosto de 1942. Embarcou para o Teatro de Operações da Itália em julho de 1944, lutou na guerra até 31 de outubro do mesmo ano, data que foi aprisionado juntamente com seu grupo tático. Cinco meses permaneceu prisioneiro do exercito alemão, período marcado pela fome, frio, maus tratos e trabalhos forçados. Foi libertado em abril de 1945, retornando ao Brasil em julho. Dado o valor dessa memória, buscamos entender a participação da FEB no conflito, bem como entender a representação social que se tem dos pracinhas e da Força Expedicionária Brasileira na memória social" (Silva, 2011).

Trabalhos como este são um exemplo e um incentivo para todos aqueles que estudam ou trabalham com a história militar, especialmente a da FEB.

Parabéns ao autor.

Um comentário:

  1. Queridos amigos.
    Obrigado pela oportunidade.
    Espero ter contribuido com este belo site.
    Abraços!

    Douglas de Almeida Silva

    ResponderExcluir