COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 29 de junho de 2011

LIVRO BOMBARDEIROS, CAÇAS E GUERRILHEIROS

Este livro é o nosso atual ocupante da cabeceira. Apesar de não ter lido todo, podemos dizer que, para quem gosta da história da FEB e quer se aprofundar um pouco mais, este livro vale a pena.

Ele conta a história da 232ª Divisão de Infantaria (que defendeu Monte Castello e região), que foi uma das 4 "divisões fantasma" criadas às vésperas do 20/07/1944 (atentado a Hitler). Inicialmente, combateu sob comando italiano, integrada ao Exército Ligúria, sendo mais tarde empregada na defesa da Linha Gótica, sobre as montanhas dos Apeninos Etruscos, na Província de Modena e na região de Bolonha, de 10/1944 até 20/04/1945. Numa gigantesca frente com mais de 70km de extensão, a única opção defensiva consistia na ocupação de pontos isolados no alto das elevações dominantes.

A incontestável supremacia aérea dos aliados, traduzida em bombardeios de superfície e ataques de caças-bombardeiros (entre eles os P-47 do Senta a Púa), assim como o terror disseminado pela guerrilha (os partisans), responderam pela desigualdade que caracterizou a luta nessa frente.

A 1ª publicação sobre a história dessa divisão lança luzes sobre um cenário real, convidando à reflexão sobre temas específicos, tais como a fidelidade às alianças, os bombardeios aéreos, o emprego de forças terrestres e a exploração da guerra de guerrilha.

O autor, HEINRICH BOUCSEIN, foi integrante da Wehrmacht nesta Divisão, tendo lutado do primeiro ao último dia da Segunda Guerra Mundial. Este livro não é apenas um diário de guerra, mas sim uma fonte de pesquisa interessante, que conta a história da Divisão desde o seu treinamento na Alemanha até os seus últimos dias antes da rendição incondicional.

Editora: Biblioteca do Exército
ISBN: 8570113129
Origem: Nacional
Ano: 2002
Número de páginas: 328

Nenhum comentário:

Postar um comentário