COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 20 de março de 2011

SOLDADO FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS - MORTO EM COMBATE

O soldado Francisco Pereira dos Santos, identidade 1G - 298687, da casse de 1921, servia no 1º Regimento de Infantaria.

Embarcou para o além mar em 20 se setembro de 1944. Natural de São José dos Pinhais - PR, era filho de Pedro Batista dos Santos e Maria Pereira da Silva.

Faleceu em ação no dia 13 de dezembro de 1944, em Valdibura, na Itália, tendo sido sepultado no Cemitério Brasileiro de Pistóia, na quadra A, fileira Nr 5, sepultura Nr 59.

Apesar de constar que ele recebeu apenas as Medalhas de Campanha e a Cruz de Combate de 2ª Classe (Bol Esp do Exército - 02 Dez 1946), ele recebeu também - post mortem - a medalha de Sangue do Brasil.

Segue a foto dos dois diplomas pertencentes ao referido militar.



No site da ANVFEB há informações que ele recebera também a medalha Sangue do Brasil, apesar da informação incorreta da cidade onde nascera.



Publicamos neste espaço estes documentos em justa homenagem á inolvidável memória deste soldado que integrou a FEB, em guerra na Itália, e que foi sacrificado em defesa da Pátria, pela sua ação no cumprimento do dever militar.

2 comentários:

  1. Francisco Pereira dos Santos era irmão da minha falecida vó Angelina Pereira dos Santos. Consigo mais alguma informação sobre Francisco? Como ele morreu? O que foi entregue a família? Tem mais alguma foto dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande um email para mim, juliozary1997@gmail.com, que posso conseguir mais algumas informações sobre o Francisco. Abç

      Excluir