COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 9 de março de 2011

AGORA SIM, A FOTO DO VERDADEIRO FREI ORLANDO

Há uns tempos atrás, coloquei a foto de um Capelão da FEB aqui no Blog. Esta foto, até este final de semana, para mim era do Frei Orlando. Porém, graças a um dos leitores, pude verificar com mais detalhe que na verdade a foto que eu tinha era do Frei Alfredo, também da FEB.

Então, para reparar o erro, colocamos agora a foto do verdadeiro Frei Orlando.



Verso da foto, tirada e, 09/09/1944



Cartão do Frei Orlando dado à uma família de São Joao d'el Rey - MG



Verso do cartão



Um breve histórico de como esse cartão e essa foto foram parar nas mãos desta família mineira...

Eurico Martins Ferreira, residente em São João d'el Rey, juntamente com sua esposa, conhecida como D. Santinha, eram amigos do Frei Orlando.

Durante a despedida do Frei Orlando, na casa dos seus amigos supracitados, enquanto estavam abraçados, emocionados, a D. Santinha lhe disse que ele não ia voltar (espécie de premonição) e ele, alegre como era, respondeu: "EU VOU TRAZER A ORELHA DO HITLER PARA A SENHORA!!!!!!!!"

Como lembrança, Frei Orlando lhes deu sua foto autografada, juntamente com o cartão que foi acima mostrado.

Esperamos, desta forma, render mais uma homenagem ao Frei Orlando, Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército.

Agradecemos à família do Sr Eurico Martins Ferreira, por ter nos enviado os scans da foto e do cartão, e por nos brindar com mais esta história inédita da FEB.

Por fim, segue agora a foto do Frei Alfredo, que também servia curiosamente com o Frei Orlando, no 11º Regimento de Infantaria, de São João d'el Rey - MG. Na verdade o Frei Alfredo era o 1º Tenente Waldemar Setaro.

2 comentários:

  1. Os dois são muito parecidos, compreensível a confusão.

    ResponderExcluir
  2. Pela semblante dele o Frei Alfredo não gostou da confusão...Brincadeiras à parte PARABÉNS pelo resgate histórico Júlio!!

    ResponderExcluir