COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sexta-feira, 25 de junho de 2010

DEPÓSITO DE PESSOAL DA FEB - STÁFOLLI ONTEM E HOJE - ACHADOS DE JURI

Os achados arqueológicos não são coisas de filmes de Indiana Jones e nem se limitam apenas aos fósseis de dinossauros. Muita gente utiliza seu tempo vago para "garimpar" sítios que sabidamente foram palcos de batalhas anos atrás.

Um desses homens se chama Juri, é italiano e um grande admirador da FEB. Ele passa inúmeras horas procurando peças com seu detector de metal (prática muito difundida na Europa), tendo achado diversas peças interessantes, que serão mostradas aqui aos poucos.

Ele realizou um interessante trabalho de comparar as fotos tiradas ma época da FEB com as localizações atuais na localidade de Stáfolli, onde ficou estacionado o Depósito de Pessoal da FEB.





















Eis as primeiras peças apresentadas pelo Juri. Dog tags, uma pulseira-souvenir, dois pins e um anel-souvenir. Tudo achado por ele na região de acantonamento do DP FEB.



Gostaríamos de dar os parabéns ao Juri por esta nobre iniciativa de literalmente desenterrar a história da FEB.

terça-feira, 22 de junho de 2010

COLEÇÃO DE UM LEITOR DO BLOG DA FEB

É com imensa satisfação que apresento as primeiras imagens da coleção de um leitor do nosso Blog. Seu sogro foi soldado no 9 Batalhão de Engenharia de Combate, e sua coleção está bem direcionada para esta arma, apresentando itens muito interessantes.

Apresentou um raro capacete de engenharia com o castelo pintado e o liner também original da guerra e com castelo pintado igualmente. Apresentou ainda o par de dog tags, cobrinhas italianas e outros itens.

O febiano em questão é o soldado Enock Pires de Araujo. Embarcou no dia 22/09/44 e retornou em 17/09/45. Seu numero era 1259 e sua identidade IG-296311.

Um breve histórico do Batalhão: "O 9º BECmb foi criado pelo Decreto nº 4.799, de 6 de outubro de 1942, e organizado no quartel do 1º Batalhão de Engenharia de Combate, na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro comandante foi o capitão Francisco de Paula Gonzaga de Oliveira. A unidade está sediada na cidade de Aquidauana (MS).

Incorporado à Força Expedicionária Brasileira, o batalhão participou da II Guerra Mundial, tendo cooperado para o êxito da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária nas conquistas de Monte Castelo, Castelnuovo e Montese. Foi distinguido com a Citação de Combate."*

Seguem as fotos.









É bom sabermos que alguns familiares dão o devido valor aos pertences dos veteranos que tiveram dentro da própria casa. Damos os parabéns ao nosso amigo Ivan dos Santos por manter viva essa chama.

* Disponível em: http://www.exercito.gov.br/06OMs/Engenhar/Combate/9becmb/indice.htm