COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 30 de maio de 2010

REVISTA MILITARIA MAGAZINE COM ARTIGO SOBRE A FEB

Para os colecionadores de militaria em geral, e nestes dois números apresentados aqui para os da FEB em específico, apresentamos uma revista muito difundida a vários anos lá fora.

Seu nome é Armes Militaria Magazine. Sua edição é mensal e editada em francês, sendo os números apresentados aqui o 171 e o 173, respectivamente de outubro e dezembro de 1999. Seu autor é um Doutor em História Militar especializado em FEB, sendo uma das maiores autoridades da área: Cesar Campiani Maximiano.

O artigo, dividido nos dois números, apresenta um breve histórico da FEB e da entrada do Brasil na guerra, os uniformes da FEB, o equipamento individual e as insígnias da FEB. O mais importante disso é o artigo ser recheado de fotos dos materiais colecionáveis.







Aqueles que quiserem adquirir uma revista destas, podem entrar no site: http://www.livrariaoverlord.com.br/

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CASACÃO OVERCOAT AMERICANO

Este é mais um dos itens americanos que foram passados para a FEB quando o inverno começou a piorar. Poré, nem toda a FEB recebeu oficialmente este tipo de overcoat. Apenas os Oficiais a receberam. Casaco bem pesado.





Flagrante do casacão em uso por febiano em 18 de janeiro de 1945.

domingo, 16 de maio de 2010

VISITA AO MUSEU DA FEB EM PETRÓPOLIS E SARGENTO ALCINO RESENDE PAPOULA

Na data de hoje resolvemos fazer uma visita à cidade imperial de Petrópolis e demos uma passada no Museu da FEB da Seção Regional daquela cidade. Muito bem localizado, atrás da Casa Presidencial, á Avenida Koeler, 255 - Centro, impressionou pela qualidade das peças e o atendimento ao público. Inclusive aqui quero agradecer a atenção dispensada pelos "GUARDIÕES" que cuidam daquela casa (SEM QUALQUER REMUNERAÇÃO). Escrevi em letras garrafais pois é inconcebível num país como o nosso ainda existir isso. Sorte da história do país e da FEB que homens como estes se propõem a fazer tão dignificante trabalho.

Infelizmente não são permitidas fotos no interior do Museu, mas segue uma lista do material que possuem por lá:

Sala A - Painel com as fotos dos veteranos da FEB de Petrópolis; Painel com as fotos dos veteranos falecidos de Petrópolis

Sala B - Vitrines com objatos usados pela FEB (Doação dos veteranos), sendo estes objetos de combate, equipamentos individuais, etc

Sala C - Vitrines com uniformes usados pela FEB e mosaicos com fotos diversas da FEB e também da FAB.

A visitação está aberta ao público de 4ª a 6ª feira e domingo de 13 às 17 horas e tem entrada franca. Para quem gosta da FEB vale a pena uma visita lá. Fica a 67 Km do centro do Rio.

Durante a nossa visitação foi anunciada a chegada de um veterano da FEB. Inesperadamente a visitação tornou-se praticamente uma aula de história da FEB, com o Sargento Alcino Resende Papoula nos brindando com suas experiências pessoais durante quase duas horas.

O Sgt Papoula serviu na Companhia de Intendência e partiu para a Itália no dia 22 de setembro de 1944, tendo retornado dia 22 de agosto de 1945. Fora responsável, durante todo o período de estabilização da frente Apenina, pela distribuição de ração para uma grande parte da FEB, inclusive na linha de frente.

Entre suas histórias estava o comboio que transportou civis italianos, tendo quase sido preso por isso, o banho nas águas termais de Porreta-Terme, encontros fortuitos com o General Mascarenhas, Zenóbio, e muitas outras.

Desde já agradecemos a aula e a amizade demonstradas pelo Sgt Papoula a estes visitantes (quase uma dezena de pessoas passaram por lá durante estas duas horas), e espero poder retornar em breve para ouvir outras histórias.

sábado, 8 de maio de 2010

DIA DA VITÓRIA

Na data de hoje comemoramos o Dia da Vitória. Na verdade hoje comemora-se i Dia da Vitória Aliada na Europa, pois no Pacífico a guerra extendera-se por mais alguns meses até as bombas atômicas serem lançadas sobre o Japão.

A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, juntaram-se grandes massas de população, surgindo à varanda do palácio o Rei Jorge VI e a Rainha Elisabete, acompanhados pelo primeiro-ministro, Winston Churchill, para saudar a população. A Princesa Elisabete (futura Rainha Elisabete II) e a sua irmã, a Princesa Margarida, foram autorizadas a juntar-se à festa, anónimas entre o povo de Londres.
1945.

Nos Estados Unidos, o Presidente Harry Truman, que celebrava 61 anos nesse mesmo dia, dedicou a vitória ao seu antecessor, Franklin D. Roosevelt,que morrera há cerca de um mês antes, no dia 12 de Abril.

Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio de 1945 seria o da celebração, todavia os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, preciptando as celebrações. A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio.

A vitória aliada sobre o Japão é celebrada no Dia V-J, 15 de Agosto de 1945.

Ontem, dia 07 de maio de 2010, o Comando Militar do Sudeste prestou uma homenagem aos Febianos pela passagem da referida data.



Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Vit%C3%B3ria_na_Europa

Ver também:

http://www.anvfeb.com.br/diadavitoria.htm

sábado, 1 de maio de 2010

SANTINHO DE NOSSA SRA APARECIDA MUTILADA

Apresento-vos o santinho da Nossa Senhora de Aparecida, a imagem que estava no PC do 2º Batalhão do 1º Regimento de Infantaria durante o último ataque ao Monte Castello, e que fora mutilada por estilhaço de granada alemão.

Tal imagem acompanhou o Regimento Sampaio durante toda a campanha, e atualmente encontra-se no 1º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Deodoro - Rio de Janeiro.

O verso apresenta uma Oração. O documento tem idade desconhecida.