COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 28 de abril de 2010

FILMETE SOBRE A GUERRA DOS PRACINHAS NA NEVE

Filmete montado com imagens dos pracinhas durante o rigoroso inverno italiano. Imagens feitas entre o final de 1944 e início de 1945, durante a "estabilização" da frente, quando predominaram atividades de patrulhas.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

SÉRIE DE SELOS DA VITÓRIA DA FEB

Várias empresas fizeram algum tipo de lembrança saudando nossos pracinhas, principalmente quando se deu o retorno do 1º Escalão. Uma das empresas que fizeram isso foram os Correios.

Esta série temática é conhecida como a série da vitória, representada aqui pelos 5 selos que compõem a série e ainda um envelope comemorativo, e a data de 18 de julho de 1945.

sábado, 10 de abril de 2010

LIVRO A FEB PELO SEU COMANDANTE ED. 1947 AUTOGRAFADO

"Os Feitos da Força Expedicionária Brasileira, durante a Campanha do IV Corpo na Itália, terão um lugar proeminente quando for escrita a História da Segunda Guerra Mundial" (Gen Willis Dale Crittenberger)

Dentro do contexto geral da Segunda Guerra, o Brasil teve uma participação ínfima, tendo enviado cerca de 25000 homens para lutar num Teatro de Operações tido como "secundário". Mas nem por isso a missão da FEB não fora menos dura na Itália, e o contingente mal preparado, que saíra daqui em meados de 1944, deu a volta por cima e demonstrou que o soldado brasileiro não deixa nada a dever aos soldados de outras nações, tendo aprendido as duras lições na própria guerra.

Para os admiradores da FEB, este livro é de extrema importância, pois fora um dos primeiros documentos abertos ao público em geral que conta a história da FEB. Este exemplar é da primeira Edição, datada de 1947, editada pelo Instituto Progresso Editorial S.A. (IPE), de São Paulo. Outras edições mais atuais deste documento estão disponíveis no mercado.

Este exemplar está dividido em oito Títulos, a seguir:

I - Atividades Preparatórias da FEB
II - Os órgãos de retaguarda e o adestramento no Teatro de Operações
III a VI - Ações militares da FEB
VII - Oapós guerra
VIII - Documentação suplementar

Capa do livro:



Autógrafo do Marechal Mascarenhas de Moraes:



Novamente reitera-se a importância deste documento, pois abrange amplamente muitos aspectos da FEB, aspectos estes abordados pelo próprio Comandante.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

GUIA DE ROMA PARA OS SOLDADOS ALIADOS

Este guia foi editado pelo Allied Control Comission na Itália, e foi escrito para o uso das tropas aliadas, possuindo informações sobre monumentos e artes, e não podia ser enviado por correios para fora da Itália sem a permissão da referida comissão.

Foi produzido pelo Physiological Warfare Branch A.F.H.Q. - Italy. O problema para o pracinha era ter esse documento apenas na versão em inglês, e não eram muitos os que falavam tal idioma na FEB. Porém o guia trazia mapas e figuras também, o que ajudava bastante os outros aliados.

domingo, 4 de abril de 2010

JORNAL ZÉ CARIOCA

A FEB, à semelhança dos demais Exércitos aliados que lutaram na Itália, dispusera também dos seus jornais próprios. Um deles era o Zé Carioca, um pequeno boletim mimeografado em Florença e que trazia, muito resumidamente, as notícias do mundo apanhadas pelo rádio.

O Redator-chefe do Zé Carioca era o Cabo José Cesar de Andrade Borba, do QG da Artilharia Divisionária. Tinha edição duas vezes por semana, e esses boletins corriam toda a frente da FEB.*



* SILVEIRA, Joel. O Inverno da Guerra. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.