COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sábado, 11 de dezembro de 2010

Lote Expedicionário Ceslau Mainko - Depósito de Pessoal

É com grande satisação que, devidamente autorizado, coloco aqui um lote bastante interessante, recebido por um amigo nosso diretamente das mãos da família do veterano.

É um lote bem bacana e apresenta os seguintes itens:

1) Certificado de Reservista de 1ª Classe do TO da Itália;
2) Diploma da Medalha de Campanha;
3) Cartão de Identidade (3º RAM);
4) Livreto “Ricordi Di Roma” Parte I;
5) 10 fotos;
6) 01 Placa de Identificação EUB; e
7) 01 Moeda italiana C.50 de 1941.



O verso apresenta um selo do D.R. 15ª C.R. de 1946 e a inscrição “apresentou-se nesta data, declarando ir residir em união da Vitória. Porto União, 5 de setembro de 1945” sobre o carimbo da Repartição Alistadora do 5º BEM.

Diploma da Medalha de Campanha



A medalha foi fixada à cruz da sepultura do Sr. Ceslau em seu sepultamento e, obviamente, desapareceu depois de um tempo.

Cartão de Identidade (3º RAM)






Livreto “Ricordi Di Roma” Parte I



Trata-se de um livreto com capa dura, com as páginas ligadas umas às outras e dobradas em sanfona, tamanho 16,5 X 11,5cm, apresentando inúmeras fotos em preto e branco, de pontos turísticos de Roma, com descrição no verso em quatro línguas (italiano, francês, inglês e alemão). Não há crédito do editor ou ano.

Fotografias

O lote trás dez fotografias tiradas na Itália e no Brasil, algumas possuindo inscrição no verso.

Este conjunto abaixo, não possui inscrição no verso, possuindo a foto central tamanho 9,5 X 7cm e as demais 8,5 X 5,5cm:



As próximas imagens são todas italianas.

Aqui uma bela foto turística, com dimensões de 8,5 X 13cm, tipo cartão postal, apresentando a seguinte inscrição à lápis “Basílica da Itália ano 1945”:







Placa de Identificação EUB

Para encerrar, apresento a imagem da placa de identificação do Sr. Ceslau Mainko. Ela foi recebida isolada e sem a correntinha.



Agradecemos ao proprietério, Eros José Sanches, que possibilitou a divulgação das imagens, e a própria família, que guardou com carinho todos estes objetos desde o falecimento do veterano, em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário