COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

domingo, 17 de outubro de 2010

LIVRO JOÃO TARCISIO BUENO: HERÓI DE ABETAIA

Mais um livro ara quem gosta do assunto, e com um tema pouco exploado até hoje.


"A presente biografia do Capitão João Tarcísio Bueno, um dos grandes heróis brasileiros, vem preencher uma grave lacuna na vasta literatura sobre a ação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Nome lendário na história da FEB e do Exército Brasileiro, pela primeira vez uma obra específica se debruça sobre a vida do Herói de Abetaia, ator central do mais sangrento e épico dos ataques brasileiros a Monte Castelo, em 12 de dezembro de 1944.

Retraçando suas origens familiares em Mato Grosso – Estado cujos filhos tanto se destacaram naquele conflito -, esta biografia reconstitui a história de uma família de homens de armas que vem desde as bandeiras, passa pela Guerra do Paraguai até chegar ao mais terrível confronto da História. Sua ação em combate, seu resgate homérico, sua quase milagrosa sobrevivência a ferimentos incompatíveis com a vida humana, tudo é aqui narrado, até sua morte, já como General, dezenove anos após a Grande Guerra, ainda por causa dos ferimentos nela recebidos, o que faz dele o único General brasileiro morto em conseqüência da Segunda Guerra Mundial.

Este livro tem um duplo enfoque e um duplo interesse. Se é, antes de tudo, um livro de historiografia militar, centrado na ação de um dos maiores heróis da FEB, é, por outro lado, e de forma muito mais dispersa no tempo, a história de uma família brasileira, mato-grossense de velhas origens paulistas, dedicada por quatro séculos à expansão e à defesa do nosso território. Seu interesse, portanto, abarca igualmente a história de Mato Grosso e de Cuiabá e a história da ação brasileira na Segunda Guerra Mundial, memorável ação contra a ideologia mais metodicamente baseada na loucura e na animalidade que o ser humano jamais viu surgir."


http://www.ermakoff.com.br/?id=3&livro_id=17

http://www.travessa.com.br/JOAO_TARCISIO_BUENO_O_HEROI_DE_ABETAIA/artigo/afbefc0d-728d-464a-a9a5-386466cfdbc1

Por Renato C. Fonte: hmmb.com.br/forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário