COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

sábado, 10 de abril de 2010

LIVRO A FEB PELO SEU COMANDANTE ED. 1947 AUTOGRAFADO

"Os Feitos da Força Expedicionária Brasileira, durante a Campanha do IV Corpo na Itália, terão um lugar proeminente quando for escrita a História da Segunda Guerra Mundial" (Gen Willis Dale Crittenberger)

Dentro do contexto geral da Segunda Guerra, o Brasil teve uma participação ínfima, tendo enviado cerca de 25000 homens para lutar num Teatro de Operações tido como "secundário". Mas nem por isso a missão da FEB não fora menos dura na Itália, e o contingente mal preparado, que saíra daqui em meados de 1944, deu a volta por cima e demonstrou que o soldado brasileiro não deixa nada a dever aos soldados de outras nações, tendo aprendido as duras lições na própria guerra.

Para os admiradores da FEB, este livro é de extrema importância, pois fora um dos primeiros documentos abertos ao público em geral que conta a história da FEB. Este exemplar é da primeira Edição, datada de 1947, editada pelo Instituto Progresso Editorial S.A. (IPE), de São Paulo. Outras edições mais atuais deste documento estão disponíveis no mercado.

Este exemplar está dividido em oito Títulos, a seguir:

I - Atividades Preparatórias da FEB
II - Os órgãos de retaguarda e o adestramento no Teatro de Operações
III a VI - Ações militares da FEB
VII - Oapós guerra
VIII - Documentação suplementar

Capa do livro:



Autógrafo do Marechal Mascarenhas de Moraes:



Novamente reitera-se a importância deste documento, pois abrange amplamente muitos aspectos da FEB, aspectos estes abordados pelo próprio Comandante.

2 comentários:

  1. Uma raridade dessa, autografada... Você sabe mais ou menos quanto vale esse exemplar??

    ResponderExcluir
  2. Eu dei sorte neste. Comprei por 20 reais em um sebo aqui no Rio. Já vi ser colocado a venda por uns 300 reais, mas acho que não foi vendido.

    ResponderExcluir