COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

segunda-feira, 1 de março de 2010

CARTÃO DE RACIONAMENTO

É sabido que em uma guerra a tropa não tem o mesmo "conforto" que tem nos quartéis, se é que podemos falar que naquela época existia isso por aqui. O Depósito de Intendência da FEB, um dos responsáveis pela Logística, distribuía regularmente os cartões de racionamento, nos quais eram controlados os materiais a serem distribuídos para cada um. Estes materiais tinham a finalidade de amenizar o desconforto do combate, trazendo aos militares em operações um pouco de "civilização".

Este cartão era dividido em materiais a serem pagos de tempos em tempos, sendo uns semanalmente, outros de duas em duas semanas, quatro em quatro semanas, e ainda de dois em dois meses. Possuía a data de validade do cartão (início e término), tempo este que era próximo a dois meses, o nome completo e posto, Unidade/Companhia em que servia, e por fim sua assinatura.

Basicamente os mantimentos semanais estavam entre os comestíveis que complementavam as rações americanas ou quentes, tais como: chicletes, chocolates, cigarros, etc. Nos quinzenais figuravam os de higiene pessoal, tais como: sabonete, pente e gilette. Os sabonetes nem eram tanto usados, pois há relatos de febiano que tomaram apenas dois a três banhos em toda a campanha até a guerra terminar. De quatro semanas ja estavam itens mais diversos, como: meia, camiseta, graxa. envelopes, etc. Por fim, estavam os materiais mais pesados, como combat boots, uniformes, pijamas, etc. Há ainda a informação das quantidades que poderiam ser obtidas pelos febianos.
Aqui um modelo de cartão reembolsável frente e verso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário