COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LIVRETO FEB - NOTÍCIA HISTÓRICA

Este livreto é um resumo histórico da participação da FEB no Teatro de Operações na Itália. Foi organizado pela Sec Esp Cmd da FEB. Sua capa foi uma gentileza do jornal "O GLOBO EXPEDICIONÁRIO", que tem como figura o desenho da Cobra Fumando, estilizado nada menos do que o já consagrado Walt Disney.


Esta notícia foi escrita para servir de subsídio histórico do 5º Exército. Posteriormente, ficou resolvida a sua distribuição aos nossos expedicionários. Foi redigida em prazo limitado e a luz de documentação ainda em coordenação (Alessandria - Itália). Ou seja, produzida e impressa ainda na Itália. Acabou se tornando a primeira fonte de informações impressa sobre a atuação da FEB.


Impresso pela Seção de Divulgação e Conhecimentos Gerais, do T.O. do Mediterrâneo (MTOUSA), não apresenta acentos da grafia portuguesa, pois os mesmos não existem na grafia em inglês.


Ficou disposto da seguinte forma:


Cap 1 - Organização e Treinamento
Cap 2 - Operações do Destacamento FEB
Cap 3 - Inverno e defensiva no Reno
Cap 4 - Monte Castelo
Cap 5 - Marano, Soprassasso e Castelnuovo
Cap 6 - Ofensiva da Primavera
Cap 7 - Rendição Final
Cap 8 - Estatística e Resultados



Apresenta o seguinte texto como último parágrafo: "Oficiais e Praças da FEB. Concorrestes brilhantemente para que a nossa Pátria fosse reservado um lugar de relevo entre as nações que velarão pela paz vindoura e futura reconstrução do mundo. E com orgulho, sem jactania, e confiança, sem exageros, retornemos aos nossos lares, aos nossos quartéis e postos de trabalho, para prosseguirmos na faina sagrada de fazer um Brasil forte e respeitado, num mundo livre e feliz".

4 comentários:

  1. Boa postagem e parabéns pela iniciativa. Esse livreto seguiu a inspiração das "unit histories" americanas. Segundo informação do 3.o Sgt. Ewaldo Meyer, ainda vivo aqui em São Paulo e autor dos desenhos, o livro foi elaborado em Voghera e impresso em Alessandria. A iniciativa partiu da 3.a Seção do Estado-Maior da D.I.E.

    O conjunto destes livretos fica completo com as demais "unit histories" do V Exército, que são a "Finito!", "19 Days From the Apennines to the Alps", "The Road to Rome" e "The Campaign Across Northwestern Italy".

    Há também um interessante mapa do IV Corpo que segue esse padrão.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esses outros livretos. Achei muito boa a iniciativa deste livreto, pois muitos dos pracinhas nem sabiam porque foram para a itália até estarem lá.

    ResponderExcluir
  3. A cobra estilizada é do Walt Disney que não foi aprovada pelo exército. A oficial da FEB é a criada pelo 3o. Sgt. Ewaldo Meyer!! Devíamos nos orgulhar de um brasileiro ter a criado e não citar o Walt Disney que teve a sua ilustração reprovada!!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que devamos citar que Walt Disney fez uma versão sim, afinal não é uma invenção, faz parte da história. Essa cobrinha está num contexto de chamada para os novos aliados americanos, como o Brasil e o México. Obviamente, que isso não desmerece a cobrinha estilizada pelo 3o. Sgt. Ewaldo Meyer, que foi amplamente aceita pelos veteranos e pelo comando da FEB, e que é mundialmente conhecida. Grande abraço.

    ResponderExcluir