COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

DISTINTIVO DA FEB E DO 5º EXÉRCITO

Estas peças são o resumo histórico da participação do Brasil na Campanha da Itália. A FEB foi incorporada ao 5º Exército americano, então passou a ter o direito de seus membros utilizarem o distintivo do mesmo, comandado pelo General Mark Wayne Clark. Seu distintivo era simbolizado pelo famoso A5 (5th ARMY).

Para identificar os militares brasileiros, foi criado em 1943 o distintivo Brasil, também conhecido como coração da FEB. São basicamente 4 modelos conhecidos, com pequenas variações entre eles, sendo que dois deles são pré-FEB. Foram usados até o final da guerra.


Porém, como os brasileiros viam que seus camaradas aliados possuiam emblemas, então foi criada, em 1944, o distintivo a "Cobra Fumando". Este distintivo era bem mais vistoso, pois era colorido. Em fotos de época ela começou a figurar apenas em 1945 entre a tropa, próximo à tomada de Monte Castelo (21 Fev 1945). Inúmeras variações deste distintivo existem, inclusive com fabricação na Itália e no Brasil, bem diferentes entre si. Foi utilizado até o final da guerra, quando apareceu uma variação feita em metal, conhecida como latinha.





Acima uma dupla fabricada no Brasil. Não se tem dados exatos de onde e quando exatamente foram fabricadas aqui, durante 1944/1945.

Agora uma dupla italiana, feita provavelmente em Florença. Existe uma variação enorme nas cobrinhas italianas, pois estas eram feitas à mão por costureiras locais. Florença era um dos destinos dos febianos quando em licença.






5 comentários:

  1. Aí JÚLIO,
    ainda bem que o nosso BRASIL possui pessoas como vc que valorizam e, muito, a ação dos nossos PRACINHAS na II GUERRA MUNDIAL.
    PARABÉNS pela iniciativa e estou aguardando um convite para visitar seu MUSEU, uhuuuuuuuuuuu!!!

    ResponderExcluir
  2. É "Seu" Júlio, o blog está fantástico, parabéns por esta belíssima e louvável iniciativa.

    Bem, em relação a Firenze, ou Florença, ser o destino dos FEBianos adicione ai o fato de lá ser a sede do comando do 5th Army. Por isso ser um polo produtor de patchs, se é que podemos dizer assim.

    Aquele abraço,

    Pedro

    ResponderExcluir
  3. O emblema da cobra fumando foi criado por um humilde sargento; talvez por isso não achei em lugar nenhum o nome do mesmo... Vc tem essa informação?

    ResponderExcluir
  4. Sim, era o Sgt Ewaldo Meyer.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Você encontra esta informação no livro: Barbudos, sujos e fatigados, do Prof Cesar Campiani Maximiano. Aliás, o melhor livro escrito sobre a FEB, até agora.

    ResponderExcluir