COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CORAÇÃO BRASIL

Apresentamos hoje o Distintivo Brasil, também conhecido como Coração Brasil. Este foi o primeiro distintivo usado pela FEB na Itália. Foi especificado no dia 14 de fevereiro de 1944, e tinha seu padrão descrito no Caderno de Encargos da Intendência.

Suas características eram:

- Escudo verde-oliva, escuro, com a palavra BRASIL, em letras brancas;

- Dimensões do Escudo: 6 cm de largura por 7 cm da altura;

- Dimensões das letras: 1,5 cm de altura, ou seja, 1/4 do tamanho do escudo.

Existiam algumas versões, mas as principais são as conhecidas como a xadrez (recebe esta denominação devido às letras serem em formato de tabuleiro, ou seja, quadriculadas), bem mais comum, e a de gabardine, feita para os Oficiais, a princípio. As dimensões descritas acima podem ter pequenas variações, e representam as dimensões do coração xadrez.



À esquerda podemos notar o modelo xadrez, e à direita o modelo em gabardine. A princípio cada febiano recebeu oito corações do modelo da esquerda, e não houve modelos desse distintivo sendo produzidos na Itália, ao contrário da Cobra Fumando. Apesar do modelo da esquerda ser mais comum, ele igualmente não é fácil de se achar por ai.


Acima é apresentado um dos dois modelos pré-FEB, mas usado também. Muito semelhante ao modelo em gabardine mostrado na foto anterior, porém sem a linha pontilhada na sua borda.

Há ainda mais dois modelos de coração, sendo que ele também é pré-FEB, mas igualmente foi usado pelos Febianos. Apresenta uma borda branca grossa. O outro modelo é bem mais raro, com tamanho bem maior que os comuns, visto no Museu da FEB em Campo Grande-MS. Pelo menos duas vezes maior que os modelos apresentados aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário